Coroas totais de resina composta direta: relato de casos clínicos

Autores

  • Guilherme Anziliero Arossi ULBRA
  • Leandro Azambuja Reichert ULBRA
  • Adair Luiz Stefanello Busato ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.14908

Palavras-chave:

Restauração dentária permanente, Coroas dentárias, Resinas compostas

Resumo

A evolução constante das técnicas operatórias e dos materiais restauradores tem permitido avanços impressionantes nas reconstruções dentárias, permitindo que dentes tratados endodonticamente com amplas destruições coronárias seja reconstruídos em sessão única. A aplicabilidade clínica das resinas compostas, principalmente em dentes posteriores, vem sendo bastante aceitada pelos profissionais e pacientes devido à questão estética e à resistência que os materiais resinosos desenvolveram nesses últimos 20 anos. Já para os profissionais, seguir o correto protocolo clínico é fundamental para aperfeiçoar a estética e a longevidade da restauração. Este trabalho tem como objetivo, através do relato de casos clínicos, descrever técnicas para restauração de dentes anteriores e posteriores amplamente destruídos utilizando resinas compostas na confecção de coroas totais diretas associadas a pinos de fibra de vidro pré-fabricados. Os casos aqui relatados constituem-se num procedimento alternativo, de baixo custo, e rápida elaboração, que conseguiu suprir as necessidades do paciente, mostrando ser uma boa opção de tratamento reabilitador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Anziliero Arossi, ULBRA

professor de clinica integral e coordenador do Nucleo de Pesquisa em Odontologia do curso de Odontologia da ULBRA Torres.

Leandro Azambuja Reichert, ULBRA

Professor de clinica integral do curso de Odontologia da ULBRA Canoas.

Adair Luiz Stefanello Busato, ULBRA

Coordenador do curso de Odontologia da ULBRA Canoas.

Downloads

Publicado

2010-10-11

Como Citar

Arossi, G. A., Reichert, L. A., & Busato, A. L. S. (2010). Coroas totais de resina composta direta: relato de casos clínicos. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 51(2), 31–38. https://doi.org/10.22456/2177-0018.14908

Edição

Seção

Relato de caso