Análise microscópica na articulação temporomandibular a partir da mudança de direção do vetor de força da mandíbula em relação à base do crânio : estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus l.)

Autores

  • Deise Ponzoni
  • Edela Puricelli

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.110993

Palavras-chave:

Articulação temporamandibular, Vetor de força mandibular, Oryctolagus cuniculus

Resumo

A correlação entre crescimento, estrutura e função da articulação temporomandibular (ATM) é consenso na literatura especializada. Até o presente momento, as mudanças pós-natais pouco conhecidas são exploradas na observação do crescimento condilar e reestruturação do disco articular. Em estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus l.), observaram-se alterações teciduais dos componentes articulares - côndilo mandibular, disco articular e osso temporal, frente à mudança de direção do vetor de força da mandíbula que incide sobre estas estruturas. Foram utilizados 24 coelhos divididos em quatro grupos. De cada grupo, dois coelhos formaram o grupo controle. Foram estabelecidos quatro períodos experimentais: 15, 30, 60 e 90 dias. Os animais do grupo experimental foram submetidos ao procedimento cirúrgico envolvendo a mandíbula do lado direito, com a mudança de direção do vetor de força mandibular que incide na ATM. As observações histológicas na ATM do grupo controle nos diferentes tempos mostraram o crescimento e o desenvolvimento desta estrutura compatíveis com a normalidade. No grupo experimental, a mudança de direção do vetor de força da mandíbula causou alterações no côndilo mandibular e na estrutura discal. Observaram-se, ainda, respostas significativas no osso temporal, com um processo de modelação óssea sugerindo crescimento dessa estrutura craniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

Ponzoni, D., & Puricelli, E. (2021). Análise microscópica na articulação temporomandibular a partir da mudança de direção do vetor de força da mandíbula em relação à base do crânio : estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus l.). Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 40(2), 66–72. https://doi.org/10.22456/2177-0018.110993

Edição

Seção

Artigos originais