O uso de desenhos como técnica projetiva em odontopediatria
DOI:
https://doi.org/10.22456/2177-0018.102663Palavras-chave:
Odontopediatria, Desenho, OdontologiaResumo
O ambiente odontológico pode ser considerado um estressor para o público infantil, capaz de desencadear comportamentos indesejados. A Odontopediatria é uma especialidade que exige do profissional o conhecimento de medidas preventivas e de habilidades restauradoras para a realização do tratamento odontológico na criança ou no adolescente. Além disso, é muito importante que o profissional se atente aos sentimentos e às reações da criança, e identifique situações que possam desencadear estresse para o paciente durante o atendimento odontopediátrico, e maneje os comportamentos apresentados. Estudos recentes têm mensurado as reações das crianças e seus sentimentos durante tratamentos odontológicos por meio de técnicas projetivas. Diante da importância do desenho como meio para identificar as emoções das crianças, o objetivo deste estudo foi fazer uma busca na literatura acerca do uso de desenhos como técnica projetiva em Odontopediatria. As técnicas projetivas, com ênfase no desenho, revelaram-se um instrumento eficaz a ser utilizado na prática clínica a fim de melhor compreender as reações apresentadas pelas crianças durante o atendimento odontológico e seu relacionamento com os dentistas. Elas evitam situações inesperadas no consultório e possibilitam maiores chances de se obter um retorno positivo do paciente.Downloads
Referências
Guedes-Pinto AC. Odontopediatria. 9. ed. Rio de Janeiro: Santos; 2017.
Cardoso CL, Loureiro SR, Nelson-Filho P. Pediatric dental treatment: manifestations of stress in patients, mothers and dental school students. Braz. Oral Res. 2004 Jun;18(2):150-5.
Cardoso CL, Loureiro SR. Estresse e comportamento de colaboração em face do tratamento odontopediátrico. Psicol Estud. 2008;13(1):133-41.
Aminabadi NA, Ghoreishizadeh A, Ghoreishizadeh M, Oskouei SG. Can drawing be considered a projective measure for children’s distress in pediatric dentistry? Int J Peadiatr Dent. 2011 Jan;21(1):1-12.
Aminabadi NA, Puralibaba F, Erfanparast L, Najafpour E, Jamali Z, Adhami SE. Impact of temperament on child behavior in the dental setting. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2011;5(4):119-22.
Mittal R, Sharma M. Assessment of psychological effects of dental treatment on children. Contemp Clin Dent. 2012 Apr;3(1):2-7.
Frank LK. Projective methods for the study of personality. J Psychol. 1939 Jun;8(1):389-413.
Abt LE, Bellak L. Projective psychological: clinical approaches to the total personality. Grove Press: New York; 1959.
Boddy CR. Projective techniques in Taiwan and asia-pacific market research. Qualitative Market Research. 2007;10(1):48–62.
The Association for Quality Research. Projective and Enabling Techniques. [Internet] [acesso 2020 jun 21]. Disponível em: https://www.aqr.org.uk/glossary/projective-and-enabling-techniques
Vergara SC. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas; 2008.
Murstein BI, Pryer RS. The concept of projection: a review. Psychol Bull. 1959;56(5):353-74.
Collinge FB. A projective technique for political behavior. Am Behav Sci. 1962 Mar;5(7):3-7.
Clatworthy S, Simon K, Tiedeman M. Child drawing: hospital- an instrument designed to measure the emotional status of hospitalized school-aged children. J Peadiatr Nurs. 1999 Feb;14(1):2-9.
Klepsch M, Logie L. Crianças desenham e comunicam: uma introdução aos usos projetivos dos desenhos infantis da figura humana. 1. ed. Cunha JA, tradutor. Porto Alegre: Artes Médicas; 1984.
Santos R. A Constituição do eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana. Trans/Form/Ação. 2018;41(13):243-68.
Burns RC. Kinetic-house-tree-person drawings (k-h-t-p): an interpretative manual. Brunner/Mazel; 1987.
Silva FRB, Pasa A, Castoldi DR, Spessatto F. O desenho da figura humana e seu uso na avaliação psicológica. Psicol Argum. 2010 Nov;28(60):55-64.
Groth-Marnat G, Roberts L. Human figure drawings and house tree person drawings as indicators of self-esteem: a quantitative approach. J Clin Psychol. 1998 Feb;54(2):219-22.
Fukunishi I, Takayama T, Kawarasak H. Association between pretransplant psychological assessments and posttransplant psychiatric disorders in living-related transplantation. Psychosomatics. 2002 Jan/Feb;43(1):49-54.
Looman WS. A developmental approach to understanding drawings and narratives from children displaced by hurricane Katrina. J Pediatric Health Care. 2006 May;20(3):158-66.
Favara‐Scacco C, Smirne G, Schiliró G, Cataldo AD. Art therapy as support for children with leukemia during painful procedures. Med Pediatri Oncol. 2001 Apr;36(4):474-80.
Tsao JCI, Zeltzer LK. Complementary and alternative medicine approaches for pediatric pain: a review of the state-of-the-science. Evid Based Complement Alternat Med. 2005 Apr;2(2):149-59.
Pelander T, Lehtonen K, Leino-Kilpi H. Children in the hospital: elements of quality in drawings. J Pediatric Nurs. 2007 Aug;22(4):333-41.
Fávero MH, Salim CMR. A relação entre os conceitos de saúde, doença e morte: utilização do desenho na coleta de dados. Psic : Teor e Pesq. 2012 Out;11(3):181-9.
Dias MR, Simões NP. On the mental representation of (un)healthy tooth: (un)healthy tooth profiles among children. J Educ Develop Psychol. 2016 Feb;6(1):110-6.
Dias MR, Neves AC, Santos I, Ferreira R. Bia’s smile: an health education instrument on cleft lip and palate. Int J Recent Sci Res. 2016 Aug;7(8):13178-85.
Torriani DD, Teixeira AM, Pinheiro R, Goettems ML, Bonow MLM. Adaptação transcultural de instrumentos para mensurar ansiedade e comportamento em clínica odontológica infantil. Arq odontol. 2008 Out/Dez;44(4):17-23.
Taylor D, Roth G, Mayberry W. Children’s drawings about dentistry. Community Dent Oral Epidemiol. 1976 Jan;4(1):1-6.
Sheskin RB, Klein H, Lowental U. Assessment of children’s anxiety throughout dental treatment by their drawings. ASDC J Dent Child. 1982 May/Apr;49(2):99-106.
Gonçalves MR, Percinoto C, Castro AM, Sundefeld MLM, Machado AS. Avaliação da ansiedade e do comportamento de crianças frente a procedimentos odontológicos e sua correlação com os fatores influenciadores. RPG Rev Pos-Grad. 2003;10(2):131-40.
Wright G. Behavior Management in dentistry for children. 2. ed. John Wiley & Sons; 2014.
I Nogueira, GC Padovani, LAM Santos-Pinto. O que provoca medo em crianças no consultório odontológico. Rev Paul Odontol. 2009;31(2):15-8.
Barbieri CM, Frota FDS, Aguiar SMHCA. A cárie dentária e a imagem do dentista sob a ótica infantil. Rev Odontol Araçatuba. 2010 Jan/Jun;31(1):16-21.
Klein H. Psychological effects of dental treatment on children of different ages. J Dent Child. 1967 Jan;34(1):30-6.
Eichenbaum IW, Dunn N. Projective drawings by children under repeated dental stress. ASDC J Dent Child. 1971;38(3):164-73.
Gomes CLR, Silva-Júnior MF, Lopes ALC, Melo SF, Gordón-Núnez MA, Azevedo ID. Perception of dental care among children. Braz J Oral Sci. 2017 Apr/Jun;15(2):185-90.
Salas S, Saray S, Escandón A, Luz C, Solís P, Adriana V. El dibujo como medio de evaluación del miedo/ansiedad en niños de 5 a 8 años en atención dental: estudio Descriptivo. Rev Odontopediatr Latinoam. 2018;8(2):179-93.
Frauches M, Monteiro L, Rodrigues S, Dias C, Diniz M. Association between children’s perceptions of the dentist and dental treatment and their oral health-related quality of life. Eur Arch Peadiatr Dent. 2018 Sept;19(5):321-9.
Rangel AG, Gutiérrez EI, Berber MR, Hernández RE, Villalpando EV, Guillen AP. A video eyeglasses/earphones system as distracting method during dental treatment in children: a crossover randomized and controlled clinical trial. Eur J Peadiatr Dent. 2018 Mar;19(1):74-9.
Rud B, Kisling E. The influence of mental development on children’s acceptance of dental treatment. Scand J Dent Res. 1973 Oct;81(5):343-52.
Goodenough FL, Harris DB. Studies in the psychology of children's drawing: ii 1928-1949. Psychol Bull. 1950 Sep;47(5):369-433.
Koppitz EM. Psychological evaluation of children's human figure drawings. New York: Grune & Stratton; 1968.
Howells JG. Kinetic family drawings (k-f-d): an introduction to understanding children through kinetic drawings. By Robert C. Burns as S. Harvard Kaufman. Brunner/Mazel, New York. Br J Psychiatr. 1971;118(545):480.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados nesta revista adotam uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0), e seu uso deve ser feito sob essas condições de licenciamento. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação e têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial.