Odontologia baseada em evidências: impacto no ensino e relato de experiência

Autores

  • Cassiano Kuchenbecker Rösing UFRGS
  • Marilene Issa Fernandes UFRGS
  • Rui Vicente Oppermann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.16656

Palavras-chave:

Odontologia baseada em evidências, Ensino-aprendizagem, Periodontia

Resumo

A prática clínica baseada em evidências é um novo paradigma que tem norteado a prática médica e, por conseqüência, odontológica. Essa abordagem baseia-se em valer-se da melhor evidência disponível para abordar clinicamente pacientes e populações. Para que a adoção de uma prática baseada em evidências seja realidade, a formação profissional necessita contemplar não só o conhecimento de características de qualidade de evidência, mas, também permitir ao acadêmico a experiência prática de procurar a base científica para a sua tomada de decisão clínica. A disciplina de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, há alguns anos vem procurando adequar-se a esse novo paradigma. Nesse sentido, tem modificado suas práticas didáticas. O objetivo do presente artigo é relatar uma experiência didática envolvendo odontologia baseada em evidências.

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Biografia do Autor

Cassiano Kuchenbecker Rösing, UFRGS

Professor de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marilene Issa Fernandes, UFRGS

Professora de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rui Vicente Oppermann, UFRGS

Professor de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2003-05-08

Como Citar

Rösing, C. K., Fernandes, M. I., & Oppermann, R. V. (2003). Odontologia baseada em evidências: impacto no ensino e relato de experiência. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 44, 6–8. https://doi.org/10.22456/2177-0018.16656

Edição

Seção

Artigos originais