Experiências discriminatórias: narrativas de universitários do sul do Brasil

Autores

  • Alexandre Baumgarten Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Giovane De Carli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Pamela Kargwanski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • João Luiz Bastos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0002-1816-0745
  • Roger Keller Celeste Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-2468-6655
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.92270

Palavras-chave:

Discriminação social, Educação superior, Estudantes, Relações interpessoais, Pesquisa qualitativa

Resumo

Introdução: A discriminação é um fenômeno injusto, evitável e condenável que pode afetar negativamente a vida e a saúde dos indivíduos. Objetivo: Compreender experiências discriminatórias vivenciadas e presenciadas ao longo da vida de estudantes universitários de uma capital no Sul do Brasil. Metodologia: Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas e transcritas, com estudantes de graduação vinculados a cursos com distintas relações candidato/vaga, com diversidade quanto ao sexo, idade, cor da pele/raça e etapa da formação (amostra final = 15). O material textual foi interpretado pela técnica da análise temática de conteúdo de Bardin. Resultados: Experiências discriminatórias passadas ou atuais, vivenciadas e/ou presenciadas estiveram presentes nos depoimentos de 14 dos 15 estudantes, os quais reconheceram a discriminação como um comportamento que expressa diferenças de tratamento em relação ao outro por determinadas características, implicando ofensa, prejuízo e exclusão social das vítimas. Nas experiências discriminatórias, as que envolveram pessoas próximas dos estudantes, de seu núcleo familiar, foram as que mais os afetaram negativamente. Foram relatados múltiplos motivos associados à discriminação, em meio a situações nas quais os estudantes se identificaram tanto como vítimas quanto perpetradores de tratamentos injustos. O sentimento de solidariedade às vítimas da discriminação também foi evidenciado pelo grupo. Conclusão: Múltiplas experiências de discriminação foram relatadas, evidenciando a pluralidade e a complexidade o fenômeno. Este estudo tem potencial para contribuir com a compreensão da discriminação, auxiliando no desenvolvimento/validação de medidas quantitativas de fenômenos de ordem social.

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Biografia do Autor

Alexandre Baumgarten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutorando em Epidemiologia. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Giovane De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de graduação em Odontologia. Bolsista de Iniciação Científica. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Pamela Kargwanski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de graduação em Odontologia. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

João Luiz Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Epidemiologia. Professor do Departamento de Saúde Pública. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Roger Keller Celeste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-12-14

Como Citar

Baumgarten, A., De Carli, G., Kargwanski, P., Bastos, J. L., Celeste, R. K., & Toassi, R. F. C. (2019). Experiências discriminatórias: narrativas de universitários do sul do Brasil. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 60(2), 20–33. https://doi.org/10.22456/2177-0018.92270

Edição

Seção

Artigos originais