Avaliação Do Ruído Fotônico Em Imagens Digitalizadas

Autores

  • Viviane Almeida SARMENTO UFBA, UEFS e UNIME
  • Ana Clara de Rebouças CARVALHO UFBA
  • Ilana Miranda LUZ UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.7681

Palavras-chave:

Radiografia dentária, Intensificação da imagem radiográfica, Ruído

Resumo

A aparência de uma imagem radiográfica digitalizada é de extrema importância para uma correta interpretação e conseqüentemente, um efetivo diagnóstico. Sabendo-se que são vários os fatores que podem influenciar a qualidade de uma imagem digitalizada, variáveis aplicadas durante o processo de digitalização precisam ser analisadas a fim de que possíveis interferências negativas sejam eliminadas. Alguns desses parâmetros incluem a resolução espacial, o alcance dinâmico e a presença e magnitude do ruído. A repercussão do ruído fotônico em imagens digitalizadas foi avaliada experimentalmente, expondo-se filmes radiográficos de forma padronizada, alterando-se apenas o intervalo de tempo entre as exposições subseqüentes ao feixe de radiação X. Assim, foram radiografados três grupos de filmes, sendo que no grupo 1, o tempo de intervalo entre os disparos foi de 20 seg; nos grupos 2 e 3, o intervalo entre as exposições foi de 5 min (sendo que no grupo 3 foi empregado simulador de tecidos moles). Após processamento com soluções químicas as radiografias foram digitalizadas e a média e os valores máximo e mínimo dos níveis de cinza (NC) de seus histogramas obtidos. Os resultados revelaram haver diferença na média de NC e alcance dinâmico entre as radiografias de cada grupo e entre os grupos. Essa oscilação deve-se provavelmente à própria heterogeneidade dos fótons de raios X, uma vez que todas as demais variáveis foram controladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Almeida SARMENTO, UFBA, UEFS e UNIME

Profª da UFBA, UEFS E UNIME, Radiologista (UFBA), Mestre em Clínica Odontológica (UFBA), Doutora em Estomatologia (PUCRS)

Ana Clara de Rebouças CARVALHO, UFBA

Aluna da Faculdade de Odontologia (UFBA); Bolsista do PET-SESU-MEC

Ilana Miranda LUZ, UFBA

Aluna da Faculdade de Odontologia (UFBA)

Downloads

Publicado

2004-10-08

Como Citar

SARMENTO, V. A., CARVALHO, A. C. de R., & LUZ, I. M. (2004). Avaliação Do Ruído Fotônico Em Imagens Digitalizadas. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 45(1), 23–28. https://doi.org/10.22456/2177-0018.7681

Edição

Seção

Artigos originais