Alterações miofuncionais em adultos e idosos usuários de prótese dentária

Autores

  • Annelise Ayres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rute Lopes Baltezan
  • Monia Presotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Régis Burmeister dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Vinicius Reis Só Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Deborah Salle Levy Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sílvia Dornelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maira Rozenfeld Olchik Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.38237

Palavras-chave:

Idoso, Prótese dentária, Fonoaudiologia, Sistema Estomatognático

Resumo

Objetivo: Descrever os aspectos miofuncionais orais dos indivíduos adultos e idosos usuários de próteses dentárias. Materiais e métodos: Os sujeitos foram divididos em seis grupos de acordo com o tipo de prótese dentária. Os instrumentos para a coleta dos dados foram anamnese com dados sociodemográficos e avaliação fonoaudiológica através do protocolo de Avaliação Miofuncional Oral. Resultados: Participaram dessa pesquisa 41 usuários de prótese dentária. Com relação às alterações do sistema estomatognático foi percebido corte do alimento alterado em 42% dos usuários e em 20% dos não usuários de prótese. Quanto ao tipo de mastigação encontramos mastigação unilateral em 41% dos usuários de prótese dentária e em 36,36% dos não usuários de prótese dentária. A alteração de deglutição foi encontrada em 70% dos usuários de prótese dentária e em 66,6% dos não usuários. Apenas o grupo cinco composto por usuários de prótese superior e inferior apresentou um tempo mastigatório de 9 seg. maior do que o encontrado na literatura e do que os demais grupos do estudo. Dentre os usuários de prótese dentária 17,07% apresentaram alteração de fala e dentre os não usuários de prótese dentária ninguém apresentou alteração de fala. Conclusão: Com os resultados encontrados percebemos que existem modificações estruturais e funcionais do sistema estomatognático decorrentes do uso da prótese dentária removível, o que demonstra a importância de um trabalho interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a odontologia na adaptação das próteses dentárias, propiciando uma adaptação mais rápida e eficaz, minimizando os prejuízos das funções estomatognáticas e da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annelise Ayres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda do curso de Fonoaudiologia.

Rute Lopes Baltezan

Fonoaudióloga Clínica, Especialista em Gestão da atenção à saúde do idoso.

Monia Presotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga Clínica, Mestranda em Ciências Médicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Régis Burmeister dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Odontologia Conservadora.

Marcus Vinicius Reis Só, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Odontologia Conservadora.

Deborah Salle Levy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunto Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.

Sílvia Dornelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunto Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.

Maira Rozenfeld Olchik, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Cirurgia e Ortopedia.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Ayres, A., Baltezan, R. L., Presotto, M., Santos, R. B. dos, Só, M. V. R., Levy, D. S., Dornelles, S., & Olchik, M. R. (2012). Alterações miofuncionais em adultos e idosos usuários de prótese dentária. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 53(3), 6–11. https://doi.org/10.22456/2177-0018.38237

Edição

Seção

Artigos originais