Alterações na Amelogênese e suas implicações clínicas: relatos de casos

Autores

  • Alice Mara Rodrigues Batista
  • Mirian de Waele Souchois de Marsillac FOUERJ
  • Joecí de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José de Carvalho Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.3624

Palavras-chave:

Esmalte Dentário, Anormalidades, Hipoplasia do Esmalte Dentário,

Resumo

As alterações de cor e/ou estrutura do esmalte dental podem ocorrer isoladamente ou de forma simultânea, envolvendo, apenas um ou mais dentes. A intensidade, a extensão e a quantidade de elementos dentários envolvidos pelas alterações no esmalte podem estar relacionadas a causas locais, sistêmicas ou genéticas. Também é de fundamental importância levar em consideração o estágio de desenvolvimento do órgão do esmalte dental quando os fatores locais e sistêmicos são os causadores da alteração. Após a constatação de uma alteração de cor e/ou estrutura do esmalte dental de um indivíduo pelo dentista é importante que haja um diagnóstico preciso para se proceder à terapêutica adequada, seja ela preventiva, interceptativa ou a proservação do caso. Os casos clínicos relatados neste estudo ilustram algumas das alterações do esmalte dental humano e suas prováveis causas com base na história clínica apresentada pelo paciente e na literatura consultada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Mara Rodrigues Batista

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mirian de Waele Souchois de Marsillac, FOUERJ

Profa. Dra. da FOUERJ (Odontopediatria)

Joecí de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Odontologia (área de concentração Odontopediatria), Professora Adjunta da Disciplina de Odontopediatria nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José de Carvalho Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Odontologia (área de concentração Odontopediatria), Ex-Professora Adjunta da Disciplina de Odontopediatria nos Cursos de Graduação e Especialização da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2009-01-23

Como Citar

Batista, A. M. R., de Marsillac, M. de W. S., de Oliveira, J., & Rocha, M. J. de C. (2009). Alterações na Amelogênese e suas implicações clínicas: relatos de casos. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 50(1), 9–15. https://doi.org/10.22456/2177-0018.3624

Edição

Seção

Artigos originais