Estudo da expressão imuno-histoquímica da metaloproteinase – 9 (MMP-9) em lesões periapicais

Autores

  • Rachel Pollyana Falcão Lorena Aluna da Especialização em Endodontia da Faculdade de Odontologia do Recife-FOR/Fundação Odontológica Presidente Castello Branco- FOPCB. Recife-PE, Brasil
  • Leorik Pereira da silva Graduando em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - FOP/UPE.
  • Ana Paula Veras Sobral Professora Adjunta das Disciplinas de Patologia Geral e Bucal da FOP/UPE (Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - Recife-PE, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.34210

Palavras-chave:

Metaloproteinases da matriz, imuno-histoquímica, cistos odontogênicos, periodontite periapical.

Resumo

Objetivo: avaliar através da técnica imuno-histoquímica a expressão da metaloproteinase-9 (MMP-9) em granulomas periapicais e cistos radiculares. Metodologia: Foram selecionados 47 casos de lesões periapicais dos quais 26 eram granulomas periapicais e 21 cistos radiculares no período de 14 anos no Laboratório de Patologia Cirúrgica Profº Rildege Accioly, da Faculdade de Odontologia de Pernambuco FOP/UPE. Os dados demográficos analisados foram: sexo, raça, idade, sintomatologia, aspecto radiográfico e localização anatômica. A amostra composta por 46 casos foi submetida à técnica imuno-histoquímica que foi realizada através do método estreptavidina-biotina, utilizando o anticorpo anti-MMP9. O teste estatístico utilizado foi o exato de Fisher (p ≤ 0,05). Resultado: 55,3% das lesões encontradas corresponderam a granuloma periapical. A faixa etária prevalente foi de 31 a 40 anos de idade (40,9%). Observou-se maior número de casos da raça branca (68,2%) e do sexo feminino (59,6%). Quanto à sintomatologia 72,1% corresponderam a lesões assintomáticas, e quanto ao aspecto radiográfico radiolúcida em 88,6% dos casos, sendo a maxila a localização anatômica mais acometida (59,1%). Em relação à expressão imuno-histoquímica da MMP-9, 19 cistos (90,5%) e 25 granulomas (96,2%) foram positivos, exibindo intensidade de expressão variada. Conclusão: O granuloma periapical é a lesão periapical inflamatória de origem odontogênica mais comum em indivíduos da raça branca na faixa etária entre 31 – 40 anos. A MMP-9 parece participar do processo de desenvolvimento e manutenção dos cistos e granulomas periapicais, participando do processo inicial de osteólise principalmente por degradar vários componentes da matriz extracelular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Pollyana Falcão Lorena, Aluna da Especialização em Endodontia da Faculdade de Odontologia do Recife-FOR/Fundação Odontológica Presidente Castello Branco- FOPCB. Recife-PE, Brasil

2004 - 2008 Graduação em Odontologia. Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil. Título: Práticas de Higiene Bucal e Visita aos Serviços Odontológicos de Escolares da Zona Rural de Caruaru-PE. 2009- 2009 Aperfeiçoamento em Dentística. (Carga Horária: 192h). Centro de Pós Graduação em Odontologia, CPO, Brasil. 2011- 2012 (atual) Pós-Graduação. Especialização em Endodontia. Faculdade de Odontologia do Recife- FOR, Brasil.

Leorik Pereira da silva, Graduando em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - FOP/UPE.

Aluno do Curso de Odontologia da FOP/UPE (Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - Recife-PE, Brasil).

Ana Paula Veras Sobral, Professora Adjunta das Disciplinas de Patologia Geral e Bucal da FOP/UPE (Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - Recife-PE, Brasil)

Professora Doutora Adjunta das Disciplinas de Patologia Geral e Bucal da FOP/UPE (Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - Recife-PE, Brasil) Doutora em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São paulo - FOUSP

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Lorena, R. P. F., da silva, L. P., & Sobral, A. P. V. (2012). Estudo da expressão imuno-histoquímica da metaloproteinase – 9 (MMP-9) em lesões periapicais. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 53(1), 5–9. https://doi.org/10.22456/2177-0018.34210

Edição

Seção

Artigos originais