Prescrição de medicamentos e anestesia local para gestantes: conduta de cirurgiões-dentistas de Londrina-PR, Brasil

Autores

  • Patrícia da Silva Lopes Navarro Universidade Norte do Paraná
  • Cássia Cilene Dezan Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiana Jandre Mello Universidade Norte do Paraná
  • Rosani Aparecida Alves-Souza Universidade Norte do Paraná
  • Leonardo Sturion Universidade Norte do Paraná
  • Karen Barros Parron Fernandes Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.3039

Palavras-chave:

Saúde bucal, Prescrição de medicamentos, Anestesia local, Gestantes, Odontologia em Saúde Pública.

Resumo

Objetivos: a) Identificar o perfil dos cirurgiões-dentistas da cidade de Londrina quanto à prescrição medicamentosa e indicação de anestésicos locais para gestantes. b) Verificar se o tempo de formação ou especialização dos professionais influencia nas respostas corretas segundo a literatura odontológica. Metodologia: Estudo transversal quantitativo e descritivo, onde foram analisados 183 questionários do total distribuído no ano de 2005. Resultados: O Paracetamol foi o analgésico mais recomendado para gestantes (68% dos profissionais). Os antiinflamatórios não foram recomendados às gestantes por 31,1% dos entrevistados assim como o Nimesulide e Piroxicam foram indicados pela mesma porcentagem de profissionais. As Penicilinas foram indicadas por 81,9% como antibiótico de 1ª escolha. A maioria dos profissionais (82,2%) não indicou ansiolíticos às gestantes, porém recomendou a Lidocaína como anestésico associado aos vasoconstrictores. Conclusão: Os profissionais formados até 10 anos e especialistas são os profissionais que apresentaram mais respostas em concordância com a literatura científica, porém existem muitas dúvidas entre os cirurgiões-dentistas especialmente para os clínicos gerais e os profissionais formados há mais de 20 anos. Existe uma clara necessidade de requalificação dos profissionais para que a indicação de medicamentos e anestésicos locais para gestantes seja feita de forma correta e segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Lopes Navarro, Universidade Norte do Paraná

Mestre em Odontologia. Universidade Norte do Paraná(UNOPAR).

Cássia Cilene Dezan, Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Odontopediatria. Professora Adjunta do Mestrado em Odontologia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Professora Adjunta de Odontopediatria da Universidade Estadual de Londrina

Fabiana Jandre Mello, Universidade Norte do Paraná

Mestre em Odontologia. Universidade Norte do Paraná(UNOPAR).

Rosani Aparecida Alves-Souza, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Odontologia Social e Preventiva.

Leonardo Sturion, Universidade Norte do Paraná

**** Doutor em Engenharia de Produção. Professor Adjunto de Bioestatística do Mestrado em Odontologia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Karen Barros Parron Fernandes, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Farmacologia e Terapêutica. Professora Adjunta do Mestrado em Odontologia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Navarro, P. da S. L., Dezan, C. C., Mello, F. J., Alves-Souza, R. A., Sturion, L., & Fernandes, K. B. P. (2008). Prescrição de medicamentos e anestesia local para gestantes: conduta de cirurgiões-dentistas de Londrina-PR, Brasil. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 49(2), 22–27. https://doi.org/10.22456/2177-0018.3039

Edição

Seção

Artigos originais