Avaliação dos cuidados com a saúde oral de crianças hospitalizadas

Autores

  • Rosana Christine Cavalcanti Ximenes UFPE
  • Débora Santos Franco Aragão UFPE
  • Viviane Colares UFPE/UPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.2992

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, cuidados de saúde, saúde bucal.

Resumo

O objetivo desse estudo foi conhecer os cuidados administrados com relação à saúde bucal de crianças hospitalizadas, verificando a dieta alimentar e a utilização de medicamentos com potencial cariogênico, assim como a higienização oral ou métodos alternativos empregados durante o tempo de hospitalização. Foi feito um estudo descritivo com a aplicação de um formulário aos acompanhantes de 100 crianças internas nas enfermarias de Pediatria de um hospital público de referência no atendimento infantil em Recife, Brasil, num período de 3 meses. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva através da elaboração de tabelas, incluindo distribuições absolutas e percentuais e da apresentação de medidas estatísticas para a variável numérica tempo de hospitalização. As crianças apresentaram uma dieta cariogênica, com o consumo de alimentos açucarados entre as refeições; medicamentos com potencial cariogênico eram administrados em horários de risco para o desenvolvimento de lesões de cárie; a higiene bucal das crianças hospitalizadas não ocorria de forma sistemática e orientada durante a internação. Verificou-se que se faz necessária a participação efetiva de um cirurgião-dentista integrado à equipe de saúde nos hospitais infantis, visando a promoção da saúde bucal. A hospitalização deve surgir como uma possibilidade de conhecer e tratar doenças, e não, propiciá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Christine Cavalcanti Ximenes, UFPE

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE), Mestre em Odontopediatra (FOP/UPE), Especialista em Odontopediatria (UFPE), Graduação em Odontologia (UFPE)

Débora Santos Franco Aragão, UFPE

Cirurgiã-dentista e Enfermeira Pediatra graduada pela UFPE

Viviane Colares, UFPE/UPE

Professora adjunta de Odontopediatria da UFPE e FOP/UPE

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Ximenes, R. C. C., Aragão, D. S. F., & Colares, V. (2008). Avaliação dos cuidados com a saúde oral de crianças hospitalizadas. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 49(1), 21–25. https://doi.org/10.22456/2177-0018.2992

Edição

Seção

Artigos originais