Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Juliana Maciel de Souza Faculdade de Odontologia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cassiano Kuchenbecker Rösing Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Alexandre Baumgarten Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.29914

Palavras-chave:

currículo, ensino superior, odontologia, estudantes de odontologia

Resumo

Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: Estudo transversal realizado por meio da aplicação de questionário semiestruturado, pré-testado, dividido em: perfil sociodemográfico dos estudantes; sobre a opção pela Odontologia e perspectiva de atuação profissional. Participaram do estudo 360 estudantes do 1º ao 10º semestre do curso de Odontologia (88,5% do total). Foi criado um banco de dados com as informações coletadas (questões objetivas), digitadas no software estatístico SPSS. As respostas envolvendo a opinião dos estudantes foram interpretadas seguindo o método da análise de conteúdo. Resultados: A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, solteiros (as), sem filhos, do Rio Grande do Sul, sem dentista na família, não trabalham, embora apresente vínculo com projetos de pesquisa, monitoria ou extensão universitária, remunerados ou não. Seus pais apresentam alto nível de escolaridade e estão inseridos no mercado de trabalho. As expectativas relatadas em relação ao curso relacionam-se a realização profissional, formação para o mercado de trabalho, retorno financeiro e realização pessoal. Os estudantes pretendem trabalhar no setor público e privado, bem como se especializar, especialmente nas áreas de prótese/implantodontia, cirurgia e ortodontia. Conclusão: Os resultados encontrados permitiram identificar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas perspectivas em relação à Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação. Professora adjunta. Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juliana Maciel de Souza, Faculdade de Odontologia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Técnica em Assuntos Educacionais. Núcleo de Avaliação da Unidade. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cassiano Kuchenbecker Rösing, Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor associado de periodontia. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alexandre Baumgarten, Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estudante bolsista de iniciação científica. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2011-03-04

Como Citar

Toassi, R. F. C., Souza, J. M. de, Rösing, C. K., & Baumgarten, A. (2011). Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 52(1/3), 25–32. https://doi.org/10.22456/2177-0018.29914

Edição

Seção

Artigos originais