Relato de experiência de atendimento conjunto entre odontologia e nutrição a crianças de 0 a 36 meses em uma unidade básica de saúde no município de Porto Alegre-RS.

Autores

  • Ana Paula dos Santos Machado Grupo Hospitalar Conceição
  • Sara Brunetto Grupo Hospitalar Conceição
  • Daniel Demétrio Faustino-Silva Grupo Hospitalar Conceição

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.27537

Palavras-chave:

Saúde da criança, saúde bucal, hábitos alimentares, atenção primária à saúde.

Resumo

Introdução: Já está bem estabelecida a relação entre hábitos alimentares inadequados e a incidência de cárie. Estes são problemas preocupantes de saúde pública, passíveis de prevenção no contexto da Atenção Primária à Saúde. Objetivo: Este trabalho se propõe a relatar a experiência de atendimento conjunto entre odontologia e nutrição a crianças de 0 a 3 anos em uma unidade básica de saúde. Materiais e Métodos: Durante o atendimento em conjunto, abordou-se questões a respeito da higiene bucal, hábitos alimentares, controle da ingestão da sacarose e uso adequado do flúor. A abordagem dos atendimentos se deu através da educação em saúde, que possibilita a criação de vínculo, mantendo tom de diálogo, postura flexível, com possibilidade de troca, buscando desenvolver a autonomia. Resultados: Ao longo da experiência percebemos um significativo absenteísmo nos atendimentos, além de uso freqüente de mamadeira e chupeta, introdução precoce do açúcar e seu uso freqüente, influenciados possivelmente por fatores culturais, entre outros. Apesar das dificuldades encontradas, foi possível estabelecer um vínculo com as famílias, instigar a reflexão e empoderar os pais para adoção de hábitos mais saudáveis. A experiência do atendimento em conjunto proporcionou às profissionais envolvidas, um espaço de troca de saberes, da prática da interdisciplinaridade e de uma atuação mais integral. Conclusão: Acreditamos que esse formato de atendimento conjunto caracteriza-se como uma prática de cuidado viável e qualificada e que, por isso, deve ser estimulada nas equipes de saúde na Atenção Primária a Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Machado, Grupo Hospitalar Conceição

Odontóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Sara Brunetto, Grupo Hospitalar Conceição

Nutricionista, especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Daniel Demétrio Faustino-Silva, Grupo Hospitalar Conceição

Odontólogo do Serviço Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição-GHC. Especialista em Saúde Coletiva; Mestre em Clínica Odontológica: Odontopediatria; Doutorando em Saúde Bucal Coletiva PPGODO/Faculdade Odontologia UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-03-04

Como Citar

Machado, A. P. dos S., Brunetto, S., & Faustino-Silva, D. D. (2011). Relato de experiência de atendimento conjunto entre odontologia e nutrição a crianças de 0 a 36 meses em uma unidade básica de saúde no município de Porto Alegre-RS. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 52(1/3), 49–55. https://doi.org/10.22456/2177-0018.27537

Edição

Seção

Artigos originais