O fluoreto tem efeito neurotóxico? A importância da análise crítica da informação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2177-0018.106672Palavras-chave:
Prática Clínica Baseada em Evidências, Tomada de Decisão Clínica, Mídias SociaisResumo
A prática baseada em evidências tem enfrentado falta de interpretação crítica das evidências científicas, levando a decisões clínicas equivocadas que podem prejudicar o paciente e prática clínica. Este comentário analisa as evidências fornecidas por uma revisão sistemática sobre o possível efeito neurotóxico do fluoreto em humanos. A revisão sistemática incluiu estudos observacionais em humanos moradores de regiões com água com altos teores de fluoreto da China e Irã. Embora os resultados meta-análise observe uma associação entre menores escores do coeficiente de inteligência (QI) em populações residentes destas comunidades, a evidência é limitada pela falta da avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos e da certeza da evidência. Devemos evitar acreditar em informações de mídias sociais sem checar a fonte original do estudo, o “efeito telefone sem fio”, uma vez que a leitura do texto completo é importante para avaliar criticamente a evidência.Downloads
Referências
Iheozor-Ejiofor Z, Worthington HV, Walsh T, O'Malley L, Clarkson JE, Macey R, et al. Water fluoridation for the prevention of dental caries. Cochrane Database Syst Rev. 2015;18(6):CD010856.
Walsh T, Worthington HV, Glenny AM, Marinho VC, Jeroncic A. Fluoride toothpastes of different concentrations for preventing dental caries. Cochrane Database Syst Rev. 2019;3:CD007868.
Grandjean P, Landrigan PJ. Neurobehavioural effects of developmental toxicity. Lancet Neurol. 2014;13(3):330-8.
Choi AL, Sun G, Zhang Y, Grandjean P. Developmental fluoride neurotoxicity: a systematic review and meta-analysis. Environ Health Perspect. 2012;120(10):1362-8.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para uso de fluoretos no Brasil. Brasília; 2009. (Série A Nomas e Manuais Técnicos).
Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, Kunz R, Falck-Ytter Y, Alonso-Coello P, et al. GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations. BMJ. 2008;336(7650):924-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados nesta revista adotam uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0), e seu uso deve ser feito sob essas condições de licenciamento. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação e têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial.