O uso de desenhos como técnica projetiva em odontopediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.102663

Palavras-chave:

Odontopediatria, Desenho, Odontologia

Resumo

O ambiente odontológico pode ser considerado um estressor para o público infantil, capaz de desencadear comportamentos indesejados. A Odontopediatria é uma especialidade que exige do profissional o conhecimento de medidas preventivas e de habilidades restauradoras para a realização do tratamento odontológico na criança ou no adolescente. Além disso, é muito importante que o profissional se atente aos sentimentos e às reações da criança, e identifique situações que possam desencadear estresse para o paciente durante o atendimento odontopediátrico, e maneje os comportamentos apresentados. Estudos recentes têm mensurado as reações das crianças e seus sentimentos durante tratamentos odontológicos por meio de técnicas projetivas. Diante da importância do desenho como meio para identificar as emoções das crianças, o objetivo deste estudo foi fazer uma busca na literatura acerca do uso de desenhos como técnica projetiva em Odontopediatria. As técnicas projetivas, com ênfase no desenho, revelaram-se um instrumento eficaz a ser utilizado na prática clínica a fim de melhor compreender as reações apresentadas pelas crianças durante o atendimento odontológico e seu relacionamento com os dentistas. Elas evitam situações inesperadas no consultório e possibilitam maiores chances de se obter um retorno positivo do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Moreira Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda de Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

Stéffani Serpa, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda de Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

Natália Baschirotto Custódio, Universidade Federal de Pelotas

Cirurgiã-Dentista e Mestre em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

Guedes-Pinto AC. Odontopediatria. 9. ed. Rio de Janeiro: Santos; 2017.

Cardoso CL, Loureiro SR, Nelson-Filho P. Pediatric dental treatment: manifestations of stress in patients, mothers and dental school students. Braz. Oral Res. 2004 Jun;18(2):150-5.

Cardoso CL, Loureiro SR. Estresse e comportamento de colaboração em face do tratamento odontopediátrico. Psicol Estud. 2008;13(1):133-41.

Aminabadi NA, Ghoreishizadeh A, Ghoreishizadeh M, Oskouei SG. Can drawing be considered a projective measure for children’s distress in pediatric dentistry? Int J Peadiatr Dent. 2011 Jan;21(1):1-12.

Aminabadi NA, Puralibaba F, Erfanparast L, Najafpour E, Jamali Z, Adhami SE. Impact of temperament on child behavior in the dental setting. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2011;5(4):119-22.

Mittal R, Sharma M. Assessment of psychological effects of dental treatment on children. Contemp Clin Dent. 2012 Apr;3(1):2-7.

Frank LK. Projective methods for the study of personality. J Psychol. 1939 Jun;8(1):389-413.

Abt LE, Bellak L. Projective psychological: clinical approaches to the total personality. Grove Press: New York; 1959.

Boddy CR. Projective techniques in Taiwan and asia-pacific market research. Qualitative Market Research. 2007;10(1):48–62.

The Association for Quality Research. Projective and Enabling Techniques. [Internet] [acesso 2020 jun 21]. Disponível em: https://www.aqr.org.uk/glossary/projective-and-enabling-techniques

Vergara SC. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas; 2008.

Murstein BI, Pryer RS. The concept of projection: a review. Psychol Bull. 1959;56(5):353-74.

Collinge FB. A projective technique for political behavior. Am Behav Sci. 1962 Mar;5(7):3-7.

Clatworthy S, Simon K, Tiedeman M. Child drawing: hospital- an instrument designed to measure the emotional status of hospitalized school-aged children. J Peadiatr Nurs. 1999 Feb;14(1):2-9.

Klepsch M, Logie L. Crianças desenham e comunicam: uma introdução aos usos projetivos dos desenhos infantis da figura humana. 1. ed. Cunha JA, tradutor. Porto Alegre: Artes Médicas; 1984.

Santos R. A Constituição do eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana. Trans/Form/Ação. 2018;41(13):243-68.

Burns RC. Kinetic-house-tree-person drawings (k-h-t-p): an interpretative manual. Brunner/Mazel; 1987.

Silva FRB, Pasa A, Castoldi DR, Spessatto F. O desenho da figura humana e seu uso na avaliação psicológica. Psicol Argum. 2010 Nov;28(60):55-64.

Groth-Marnat G, Roberts L. Human figure drawings and house tree person drawings as indicators of self-esteem: a quantitative approach. J Clin Psychol. 1998 Feb;54(2):219-22.

Fukunishi I, Takayama T, Kawarasak H. Association between pretransplant psychological assessments and posttransplant psychiatric disorders in living-related transplantation. Psychosomatics. 2002 Jan/Feb;43(1):49-54.

Looman WS. A developmental approach to understanding drawings and narratives from children displaced by hurricane Katrina. J Pediatric Health Care. 2006 May;20(3):158-66.

Favara‐Scacco C, Smirne G, Schiliró G, Cataldo AD. Art therapy as support for children with leukemia during painful procedures. Med Pediatri Oncol. 2001 Apr;36(4):474-80.

Tsao JCI, Zeltzer LK. Complementary and alternative medicine approaches for pediatric pain: a review of the state-of-the-science. Evid Based Complement Alternat Med. 2005 Apr;2(2):149-59.

Pelander T, Lehtonen K, Leino-Kilpi H. Children in the hospital: elements of quality in drawings. J Pediatric Nurs. 2007 Aug;22(4):333-41.

Fávero MH, Salim CMR. A relação entre os conceitos de saúde, doença e morte: utilização do desenho na coleta de dados. Psic : Teor e Pesq. 2012 Out;11(3):181-9.

Dias MR, Simões NP. On the mental representation of (un)healthy tooth: (un)healthy tooth profiles among children. J Educ Develop Psychol. 2016 Feb;6(1):110-6.

Dias MR, Neves AC, Santos I, Ferreira R. Bia’s smile: an health education instrument on cleft lip and palate. Int J Recent Sci Res. 2016 Aug;7(8):13178-85.

Torriani DD, Teixeira AM, Pinheiro R, Goettems ML, Bonow MLM. Adaptação transcultural de instrumentos para mensurar ansiedade e comportamento em clínica odontológica infantil. Arq odontol. 2008 Out/Dez;44(4):17-23.

Taylor D, Roth G, Mayberry W. Children’s drawings about dentistry. Community Dent Oral Epidemiol. 1976 Jan;4(1):1-6.

Sheskin RB, Klein H, Lowental U. Assessment of children’s anxiety throughout dental treatment by their drawings. ASDC J Dent Child. 1982 May/Apr;49(2):99-106.

Gonçalves MR, Percinoto C, Castro AM, Sundefeld MLM, Machado AS. Avaliação da ansiedade e do comportamento de crianças frente a procedimentos odontológicos e sua correlação com os fatores influenciadores. RPG Rev Pos-Grad. 2003;10(2):131-40.

Wright G. Behavior Management in dentistry for children. 2. ed. John Wiley & Sons; 2014.

I Nogueira, GC Padovani, LAM Santos-Pinto. O que provoca medo em crianças no consultório odontológico. Rev Paul Odontol. 2009;31(2):15-8.

Barbieri CM, Frota FDS, Aguiar SMHCA. A cárie dentária e a imagem do dentista sob a ótica infantil. Rev Odontol Araçatuba. 2010 Jan/Jun;31(1):16-21.

Klein H. Psychological effects of dental treatment on children of different ages. J Dent Child. 1967 Jan;34(1):30-6.

Eichenbaum IW, Dunn N. Projective drawings by children under repeated dental stress. ASDC J Dent Child. 1971;38(3):164-73.

Gomes CLR, Silva-Júnior MF, Lopes ALC, Melo SF, Gordón-Núnez MA, Azevedo ID. Perception of dental care among children. Braz J Oral Sci. 2017 Apr/Jun;15(2):185-90.

Salas S, Saray S, Escandón A, Luz C, Solís P, Adriana V. El dibujo como medio de evaluación del miedo/ansiedad en niños de 5 a 8 años en atención dental: estudio Descriptivo. Rev Odontopediatr Latinoam. 2018;8(2):179-93.

Frauches M, Monteiro L, Rodrigues S, Dias C, Diniz M. Association between children’s perceptions of the dentist and dental treatment and their oral health-related quality of life. Eur Arch Peadiatr Dent. 2018 Sept;19(5):321-9.

Rangel AG, Gutiérrez EI, Berber MR, Hernández RE, Villalpando EV, Guillen AP. A video eyeglasses/earphones system as distracting method during dental treatment in children: a crossover randomized and controlled clinical trial. Eur J Peadiatr Dent. 2018 Mar;19(1):74-9.

Rud B, Kisling E. The influence of mental development on children’s acceptance of dental treatment. Scand J Dent Res. 1973 Oct;81(5):343-52.

Goodenough FL, Harris DB. Studies in the psychology of children's drawing: ii 1928-1949. Psychol Bull. 1950 Sep;47(5):369-433.

Koppitz EM. Psychological evaluation of children's human figure drawings. New York: Grune & Stratton; 1968.

Howells JG. Kinetic family drawings (k-f-d): an introduction to understanding children through kinetic drawings. By Robert C. Burns as S. Harvard Kaufman. Brunner/Mazel, New York. Br J Psychiatr. 1971;118(545):480.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Moreira Pinto, L., Serpa, S., & Baschirotto Custódio, N. (2020). O uso de desenhos como técnica projetiva em odontopediatria. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 61(2), 103–112. https://doi.org/10.22456/2177-0018.102663

Edição

Seção

Revisão de literatura