A experiência clínica influencia na capacidade de alunos para o diagnóstico de alterações dentoalveolares utilizando exames radiográficos intraorais?

Autores

  • Eduarda Adams Hilgert The Federal University of Rio Grande do Sul
  • Heraldo Luis Dias da Silveira The Federal University of Rio Grande do Sul
  • Mariana Boessio Vizzotto The Federal University of Rio Grande do Sul
  • Priscila Fernanda da Silveira Tiecher The Federal University of Rio Grande do Sul
  • Nádia Assein Arús The Federal University of Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.101545

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Radiologia, Diagnóstico

Resumo

Introdução: O domínio da interpretação radiográfica contribui para o correto diagnóstico de alterações do complexo dento-alveolar, e seu aprimoramento durante o período da graduação é essencial. No momento em que se inicia a carreira profissional fora da faculdade, é esperado que o conhecimento teórico adquirido, associado à experiência clínica durante a graduação, melhore a performance diagnóstica do dentista. Objetivo: Esse estudo objetivou avaliar diagnósticos feitos a partir de exames radiográficos intrabucais, realizados por alunos de graduação de uma faculdade de odontologia do sul do Brasil, antes e após a sua introdução na prática clínica. Materiais e métodos: Para tal, diagnósticos de radiografias interproximais e periapicais, feitos durantes o Segundo ano (T0) e Quarto ano (T1) do curso de graduação, foram avaliados. Uma análise descritiva foi expressa e o teste de McNemar foi realizado para comparar as respostas em T0 e T1. Resultados: Quinze alunos completaram os dois questionários. De uma forma geral, a porcentagem de respostas corretas em T0 foi de 70.5%, e em T1 foi de 61.6%, com uma diferença significativa entre elas (p = 0.024). Discussão: Este estudo salienta a necessidade de estratégias educacionais que melhorem a competência diagnóstica durante as atividades clínicas da graduação, uma vez que exames radiográficos são essenciais em todas as áreas da odontologia. Conclusão: Neste estudo, o correto diagnóstico de alterações dentoalveolares a partir de radiografias intraorais apresentou um redução significativa após os primeiros anos de prática clínica.

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Biografia do Autor

Eduarda Adams Hilgert, The Federal University of Rio Grande do Sul

DDS, Postgraduate Program, Dental School, Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.

Heraldo Luis Dias da Silveira, The Federal University of Rio Grande do Sul

DDS, MSc, Ph.D., Department of Surgery and Orthopedics, Oral Radiology Division

Mariana Boessio Vizzotto, The Federal University of Rio Grande do Sul

DDS, MSc, Ph.D., Department of Surgery and Orthopedics, Oral Radiology Division

Priscila Fernanda da Silveira Tiecher, The Federal University of Rio Grande do Sul

DDS, MSc, Ph.D., Department of Surgery and Orthopedics, Oral Radiology Division

Nádia Assein Arús, The Federal University of Rio Grande do Sul

DDS, MSc, Ph.D., Department of Surgery and Orthopedics, Oral Radiology Division

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Adams Hilgert, E., Dias da Silveira, H. L., Boessio Vizzotto, M., da Silveira Tiecher, P. F., & Assein Arús, N. (2020). A experiência clínica influencia na capacidade de alunos para o diagnóstico de alterações dentoalveolares utilizando exames radiográficos intraorais?. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 61(2), 7–12. https://doi.org/10.22456/2177-0018.101545

Edição

Seção

Artigos originais