Do domínio da informação a memórias materiais: estratégias do arquivo na obra Bibliotheca de Rosângela Rennó
Resumo
Este artigo examina como a instalação Bibliotheca (2002), de Rosângela Rennó, que lida com objetos que, tendo perdido sua função e significado original, ainda circulam pelo mundo em um estado “espectral”, usa metodologias do arquivo para problematizar as possibilidades de como conhecer as coisas. Assim, partindo de uma análise sobre a virada do arquivo na arte contemporânea, e em conexão e contrapartida à noção Benjaminiana sobre informação e a hipóteses sobre um conhecimento instaurado na materialidade das coisas, examina-se como tal obra estabelece uma relação crítica com procedimentos epistemológicos reinantes no presente e abre perceptivas para formas de conhecimento e narrações que não se baseiam na transmissão da informação objetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista-Valise autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.