A tecnologia aplicada ao corpo: abordagens subversivas em arte

Autores

  • Juliana Gontijo Universiad de Buenos Aires (UBA) - CONICET

Resumo

Este artigo propõe pensar a inter-relação da arte com os novos meios tecnológicos em propostas de instalações, que acentuam a corporalidade do espectador e subvertem os discursos hegemônicos sobre a arte, o corpo e a tecnologia, partindo de conceitos ligados ao pós-humanismo. Do corpo participante das propostas artísticas dos anos 60 à intensificação das experiências perceptivas com base em um corpo virtualmente codificado, o trabalho dos artistas argentinos e brasileiros Leonello Zambón, Leo Nuñez, Eduardo Kak, Rejane Cantoni e Danela Kutschat Hanns sugere um questionamento sobre a interação corpo-máquina e o lugar do corpo na sociedade pós-moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gontijo, Universiad de Buenos Aires (UBA) - CONICET

Artista, curadora independente e pesquisadora em arte contemporânea. É doutoranda pela Universidade de Buenos Aires – CONICET, graduada em cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris) e em Historia da Arte pela Universidade Le Mirail (Toulouse, Francia).

Como artista, participa regularmente de exposições coletivas de fotografia e vídeo arte no Brasil e na Argentina. Colaborou em 2012 com a Fundação PROA (Buenos Aires) na coordenação da mostra Aire de Lyon, curada por Victoria Noorthoorn, além de ter elaborado e coordenado o projeto de intercâmbio e residência artística Arte in loco (Buenos Aires - Rio de Janeiro), ganhador do prêmio ‘Rede Nacional Funarte 2009’ (Ministério da Cultura do Brasil). Participa também nas revistas Dasartes (Brasil) e 967arte (Espanha), com ensaios e artigos sobre a atualidade artística.

 

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos