Puzzle e diários: jogos poéticos de Robert Smithson.

Autores

  • Tatiana Martins "Professora Adjunta do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro"

Resumo

A partir da convergência da literalidade e do conceitualismo – traços que marcam a arte americana dos anos 60 – pode-se situar, em um escopo mais abrangente para além do termo sintético Land Art, a produção do artista americano Robert Smithson. Para tanto, reporta-se, neste artigo, ao ambiente literário vinculado ao Romantismo sobretudo, que jamais se dissocia da poética do artista.

Palavras-chave: Arte americana, Robert Smithson, Escritos de artista, Romantismo, Ficção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Martins, "Professora Adjunta do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro"

Professora Adjunta do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de História da Arte e Arquitetura (2009), com especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil (1999) e mestrado em História Social da Cultura pela mesma instituição (2002). Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997), Tem experiência na área de história, teoria, filosofia e crítica da arte e museologia.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos