Para o Brasil, suas imagens:

rascunho crítico sobre os "Cadernos do Povo Brasileiro" de Leila Danziger

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Resumo

É para o Brasil que se olha através da publicação da artista brasileira Leila Danziger, em Cadernos do Povo Brasileiro (2021), com o desejo de refletir sobre o gesto sensível que faz ver o apagamento das vidas desintegradas pela ditadura e pela violenta democracia atual. Articula-se, então, uma filosofia desde as imagens na tentativa de encarar a incompreensão e o luto público. É preciso dizer: SOS Brasil, intuindo que a arte, cuja linguagem é parte constituinte da democracia que sustentamos, dialoga por sua alteridade com os dissensos e as exigências de visibilidade, com a responsabilidade da ética do olhar e como dever com a vida mesma.  

Palavras-chave:  Leila Danziger. Luto público. Olhar. Política das imagens. SOS Brasil.

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Biografia do Autor

Bárbara Mol, UFMG

É artista, poeta e pesquisadora em arte contemporânea. Pós-doutora em Comunicação Social, na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem, UFMG (2022). Concluiu mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas com pesquisas sobre a produção e postura de artistas no contexto atual; uma delas se tornou o livro “Babel: sobre as posturas do artista no paradigma da arte contemporânea” (2021). Dedica-se à reflexão artística por meio de diálogos com a filosofia, a sociologia e a literatura, em especial, conduzidos por mulheres. Atua como educadora desde 2011. Orcid: 0000-0003-1104-8387.  

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Publicado

2023-01-22

Edição

Seção

Dossiê