A carne da imagem: interferências entre traduções

Autores

Resumo

Este breve texto, que aborda alguns tipos particulares de traduções imagéticas considerando suas características e implicações semânticas e sociais, foi escrito a partir da perspectiva de minha prática em pintura que se apropria do meio visual do cinema através do vídeo analógico, sendo captado pela fotografia analógica. Procura então tecer uma análise sobre esta produção poética na sua relação com essas outras lógicas imagéticas, na medida em que se colocam como matéria-prima da pintura. Foram tomadas como determinantes as suas respectivas imbricações conceituais, apontando assim para o quanto as constatações destas reflexões reverberam atualmente no cenário geral mais recente das mídias visuais como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Perufo Mello, Centro de Artes-Universidade Federal de Pelotas

Artista e pesquisador. Professor Adjunto do Centro de Artes da UFPel. Doutor (2013) e Mestre (2008) em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Prestou Estágio Pós Doutoral (2015) no PPGARTES da UFPA. Membro do grupo de pesquisa “Paradigmas, Teorias, Conceitos, Materiais, Poiéticas e Poéticas: Questões Constitutivas da Pintura Contemporânea”, coordenado pela Profa Dra Icléia Cattani (PPGAV/UFRGS). Em 2008, em Porto Alegre, apresentou no Instituto Goethe a individual "Pinturas". No mesmo ano foi um dos artistas selecionados no Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural, tendo exposto através deste em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Artigos