Binh Danh e seus Altares Ancestrais: exumando presenças aniquiladas pelo Khmer Vermelho
Resumo
Este artigo tem o objeto de lançar questões a partir da instalação Ancestral Altars – conjunto de fotogra as reveladas sobre folhas de plantas, produzidas a partir do processo de fotossíntese – do artista estadunidense-vietnamita Binh Danh acerca do genocídio de cambojanos e vietnamitas durante o governo repressivo do partido comunista Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot, no Camboja de 1975 a 1979. A partir de sua instalação, ensaiam-se questionamentos acerca dos componentes da memória e seus limites conceituais, físicos e temporais presentes. Como demanda para que se atente à essas imagens prementes que nos são legadas, inquirir-se-á acerca da presença dos assassinados pelo regime a partir de sua ausência, da convocação visual a partir do que desaparece, quando paulatinamente as fotogra as vão se apagando, da voz em protesto daquele que se cala para forçadamente posar para fotogra as sistematicamente tomadas como parte do método de assassínio em massa.
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