Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista-Valise (PPGAV/UFRGS) coloca-se como um espaço para publicação de artigos de mestrandos, doutorandos e pesquisadores em geral, realizados no campo das Artes Visuais e áreas afins, na medida em que as artes visuais vivenciam um alargamento de seus limites. Espera-se, ao proporcionar um espaço qualificado de publicação para pesquisadores da área, ativar discussões potentes e promover pontos de intersecção entre práticas e projetos distintos, bem como, difundir resultados de pesquisas acadêmicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo é examinado por dois membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc, no sistema blind peer review, sendo necessários dois pareceres favoráveis para sua publicação. Caso haja discordância, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

Periodicidade

A Revista-Valise é semestral, com publicações nos meses julho e dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Bases e Indexadores

Histórico do periódico

O termo que nomeia esta publicação, Revista-Valise, descende de palavra-valise, que indica um elemento novo resultado da fusão de duas palavras, como aprendemos com Humty Dumpty: “Você entende, essa é uma palavra braquilógica, como se fosse uma maleta em que você guarda ao mesmo tempo os artigos de toalete e uma muda de roupa íntima. Há dois significados empacotados em uma palavra só.” (Carroll, 2008, p. 120).

Nesta lógica, a Revista-Valise intenta ser um espaço para a construção de novos sentidos, dados no encontro de diferentes exercícios de pesquisa. Uma publicação que abriga produções de origens distintas, mas que podem ser colocadas em relação, compartilhando um mesmo espaço.

Qualis B5 – CAPES