PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ADOÇÃO DE UMA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO (UNISC)

Autores

  • Francisca Wichmann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Silvia Areosa Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Nestor Roos Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.9933

Palavras-chave:

Envelhecimento, Extensão, Multiprofissionalidade, Grupos operativos

Resumo

Resumo: Este artigo tem o propósito de socializar a experiência de um projeto de Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Promoção do Envelhecimento Saudável 1-, que abrange Enfermagem, Nutrição e Psicologia. É desenvolvido desde 1997 e vem se adequando às realidades, tendo por referência a experiência dos docentes nas ações para o envelhecimento com qualidade de vida, realizado há dez anos pela equipe interdisciplinar do Serviço Integrado de Saúde, clínica-escola UNISC. O objetivo é socializar a experiência, que reúne idosos ao longo do ano para a discussão de temas relacionados à saúde no envelhecimento. Cada área, por meio dos seus conhecimentos específicos, busca através de encontros de saúde e de atendimentos individualizados construir coletivamente o melhor processo de cuidado. Com as interlocuções ocorrem momentos ricos de trocas de experiências, conhecimentos, informações e intervenções para que o usuário seja percebido na sua integralidade e busque a responsabilidade frente a sua saúde. Os resultados demonstram uma melhora no nível de saúde, diminuindo complicações decorrentes das doenças crônicas. Os grupos temáticos proporcionaram a identificação e o autoconhecimento frente às suas demandas individuais e coletivas.

1 Fazem parte deste projeto os acadêmicos Aline Bianca da Silva, Ana Paula de Lima, Claudemara Martins, Denise Maria Junqueira, Géli Bringmann e Patrícia Jost

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Wichmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Nutricionista, docente do Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, Pesquisadora e Extensionista no Envelhecimento com Qualidade de Vida. Coordenadora Regional da Politica de Alimentação e Integrante da Comissão Regional da Saúde do Idoso.

Silvia Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Psicóloga, docente do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Coordenadora do Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq, Realidade, Exclusão e Cidadania na Terceira Idade.

Nestor Roos, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Enfermeiro, docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Pesquisador e extensionista na área do Envelhecimento com Qualidade de Vida.

Downloads

Publicado

2011-03-29

Como Citar

Wichmann, F., Areosa, S., & Roos, N. (2011). PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ADOÇÃO DE UMA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO (UNISC). Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 16(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.9933

Edição

Seção

Espaço Aberto