IMAGEM CORPORAL POSITIVA E SATISFAÇÃO COM A VIDA EM PESSOAS IDOSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.98477

Palavras-chave:

pessoa idosa, imagem corporal, esquemas da aparência, satisfação com a vida

Resumo

O presente estudo pretende avaliar se as variáveis sociodemográficas, o Índice de Massa Corporal (IMC) e os fatores relacionados com a aparência que influenciam a satisfação com a vida nas pessoas idosas. O estudo, com enfoque transversal e quantitativo, apresentou uma amostra de 53 pessoas idosas não institucionalizadas, com idades compreendidas entre 65 e 89 anos. A recolha de informações foi efetuada através de um questionário sociodemográfico, a Escala de Apreciação Corporal (BAS-2), a CARSAL/CARVAL e a Satisfação com a Vida (SWLS). Todos os participantes praticam algum tipo de atividade e quase todos os participantes se preocupam com a aparência (90,2%). Apesar de a maioria apresentar uma imagem corporal positiva, a média do IMC é superior ao valor normal (M = 28,13; DP = 4,81). A variável valência (CARVAL) apresenta uma relação positiva com a “prática atual de exercício físico” e uma relação negativa com as variáveis “gostar do corpo”, “satisfação com a vida” e “imagem corporal positiva”. As variáveis saliência e valência (CARSAL e CARVAL) apresentam um efeito direto com a imagem corporal positiva, enquanto que a valência apresenta um efeito direto de satisfação com a vida. O IMC não influencia a perceção de uma imagem corporal positiva nas pessoas idosas e a prática de exercício físico parece influenciar a satisfação com a vida. A imagem corporal positiva e satisfação com a vida são influenciadas pela avaliação emocional que as pessoas idosas fazem da sua aparência.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mendes, INTELECTO - Psicologia & Investigação

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Doutor em Psicologia, Diretor do INTELECTO - Psicologia & Investigação, Investigador colaborador no Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Humano e Social na Universidade de Coimbra.

Manuela Pires, Universidade dos Açores

Assistente Técnica em Educação Especial, Estudante de Serviço Social na Universidade dos Açores

Maria João Tavares, Universidade dos Açores

Técnica de Educação Especializada e Estudante de Serviço Social na Universidade dos Açores

Maria Teresa Medeiros, Universidade dos Açores

Doutora em Psicologia, Professora Catedrática na Universidade dos Açores, Presidente do Conselho Cientifico da Universidade dos Açores, Investigadora Integrada no Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Humano e Social na Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Mendes, J., Pires, M., Tavares, M. J., & Medeiros, M. T. (2021). IMAGEM CORPORAL POSITIVA E SATISFAÇÃO COM A VIDA EM PESSOAS IDOSAS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.98477

Edição

Seção

Artigos originais