TECENDO SIGNIFICADOS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DO IDOSO COM O EQUIPAMENTO DE AUXÍLIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.96925

Palavras-chave:

equipamento de auxílio, estigma, sujeito sênior, análise de conteúdo

Resumo

Os equipamentos de auxílio, que fazem parte da cultura material do idoso, trazem não só o amparo para a mobilidade, mas também ativam processos de subjetivação, pois evocam outras aspirações ligadas à sociedade, à cultura, aos valores simbólicos. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi analisar os discursos de idosos sobre seus respectivos equipamentos de auxílio. O método empregado foi um estudo de caso, valendo-se de dezesseis entrevistas semiestruturadas e aplicadas a idosos do Instituto Patronato, em Aveiro, Portugal. Como forma de exame, as transcrições foram submetidas a uma análise de conteúdo. Um dos principais resultados desta investigação foi constatar que estes produtos são percebidos como meros produtos de apoios, desprovidos de qualquer conexão simbólica. Por fim, a contribuição da pesquisa foi reconhecer que esta categoria de produto carrega um conjunto de estigmas, sobretudo por conta da supervalorização da função prática em detrimento da função simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yago Weschenfelder Rodrigues, Universidade de Aveiro

Graduado em Design de Produto, Mestre em Design, doutorando em Design na Universidade de Aveiro, vinculado ao Departamento de Comunicação e Arte (DeCA).

Luís Nuno Coelho Dias, Universidade de Aveiro

Graduado em Letras, Doutor em Design, Professor na Universidade de Aveiro, vinculado ao Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)

Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso, Universidade de Aveiro

Graduada em Ciência da Tecnologia, Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação, Professora na Universidade de Aveiro, vinculada ao Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)

Fábio Feltrin de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado e licenciado em História, Doutor em História, Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul, vinculado ao Programa Interdisciplinar em Ciência Humanas (PPGICH)

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Rodrigues, Y. W., Dias, L. N. C., Veloso, A. I. B. F. F. de A., & Souza, F. F. de. (2021). TECENDO SIGNIFICADOS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DO IDOSO COM O EQUIPAMENTO DE AUXÍLIO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.96925

Edição

Seção

Artigos originais