FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E O PERFIL DE VÍTIMAS E AGRESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.95983

Palavras-chave:

Prevalência, Violência, Agressão, Idoso, Crime, Envelhecimento.

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil epidemiológico de vítimas idosas deviolência e seus agressores, a partir de documentos oficiais geradospelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis concluídosentre 2014 e 2016. Método: realizou-se um estudo epidemiológicodo tipo transversal. Para análise dos dados, foi adotado, além dadescrição das variáveis, o modelo de regressão de Poisson robustopara avaliação das associações. Resultados: dos inquéritos avaliados,237 (58,1%) estavam relacionados a agressões ao idoso. A violênciapsicológica foi a mais frequente (44,4%). Notou-se que 65,8% detodas as vítimas eram do sexo feminino, entre 60-69 anos (42,6%)e com ensino fundamental (42,7%). Os agressores mais frequenteseram do sexo masculino (67,8%), com média de idade de 42,0 anose filhos da vítima em 49,4% dos casos. Infelizmente, em pouco maisda metade houve indiciamento do agressor. O abuso psicológico foimenos prevalente quando a vítima era de raça/cor branca (RP = 0,6)e mais frequente quando o agressor era o filho (RP = 1,6). O abusofísico esteve associado aos idosos jovens (RP = 1,2), sendo fatorde proteção para o abandono/negligência (RP = 0,8). Salienta-seque os homens agressores estiveram menos associados à violênciafinanceira do que as mulheres (RP = 0,7). Conclusão: os resultadosdemonstram uma prevalência significativa de violência contra idosos,sendo esta ocasionada de modo associado. Faz-se necessária aidentificação precoce desse tipo de violência e investimento emações de proteção da pessoa idosa, com o intuito de manter a suacapacidade funcional e inserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raianne Negreiros Santos, Universidade Tiradentes

Enfermeira, Universidade Tiradentes

Karina Santos Silva, Universidade Tiradentes

Enfermeira, Universidade Tiradentes

Felipe Souza Nery, Universidade Estadual de Feira de Santana/Faculdade Adventista da Bahia

Enfermeiro e Mestre em Saúde Coletetiva pela Universiadade Estadual de Feira de Santana, e Doutorando em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP/FIOCRUZ/RJ. Professor efetivo da Universiade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde e lotado na Faculdade Adventista da Bahia como professor do Departamento de Enfermagem. Atua principalmente em estudos epidemiológicos com ênfase nas causas externas, particularmente na violência.

Tatiane Santos Melo, Universidade Tiradentes

Enfermeira, Universidade Tiradentes

Renata Teixeira Lima, Universidade Tiradentes

Enfermeira, Universidade Tiradentes

Mona Gizelle Dreger de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Santos, R. N., Silva, K. S., Nery, F. S., Melo, T. S., Lima, R. T., & Oliveira, M. G. D. de. (2021). FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E O PERFIL DE VÍTIMAS E AGRESSORES. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.95983

Edição

Seção

Artigos originais