IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Barbara Frigini De Marchi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Broetto Rossetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissy Alves Cotonhoto Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.94447

Palavras-chave:

idosos, redes sociais digitais, afetividade, cognição.

Resumo

Considerando os fenômenos do envelhecimento populacional e da
crescente popularização das novas tecnologias, este artigo buscou
investigar aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na compreensão
e utilização de redes sociais digitais (RSD) por idosos. Para tanto,
contou com a participação de 26 pessoas, com idades entre 65 e 74
anos, com perfis ativos em RSD, a partir de amostra de conveniência.
Essas foram entrevistadas individualmente, tendo por referência o
método clínico piagetiano. Os dados coletados foram submetidos à
análise de conteúdo, priorizando-se a leitura qualitativa. Os resultados indicaram que os idosos, apesar de não pertencerem a uma geração nativa das atuais tecnologias e terem dificuldades para conceituar as RSD, estão ativos e participativos nelas, especialmente no Whats-App. Demonstraram também que os idosos começaram a utilizar tais ferramentas a partir do incentivo de familiares, de necessidades de trabalho e comunicação e, ainda, de interesse em sentirem-se pertencentes ao contexto social contemporâneo. Verificou-se que o uso de RSD pode contribuir para a promoção do desenvolvimento nessa etapa da vida, por meio da autovalorização e de um processo ativo de conhecimento. Tais aspectos reforçam, portanto, a premissa de Piaget no que tange à continuidade do desenvolvimento humano, de forma ativa e dinâmica, mesmo entre os mais velhos. Espera-se com este estudo contribuir para outras investigações com foco na velhice e nas novas tecnologias a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Frigini De Marchi, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como psicóloga, sendo servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Sua experiência acadêmica centra-se na Psicologia do Desenvolvimento e da Moralidade.

Claudia Broetto Rossetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, mestre em Psicologia pela UFES, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora também pela USP. É professora titular da UFES e atua na linha de Processos de Desenvolvimento, pesquisando principalmente aspectos afetivos e cognitivos presentes na prática de jogos e brincadeiras, jogos eletrônicos e criatividade.

Larissy Alves Cotonhoto, Instituto Federal do Espírito Santo

Psicóloga, pedagoga, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Educação pela UFES e pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento também pela UFES. Atua como professora no Instituto Federal do Espírito Santo e tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento, aprendizagem, educação infantil, formação de professor e educação especial.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

De Marchi, B. F., Rossetti, C. B., & Cotonhoto, L. A. (2020). IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.94447

Edição

Seção

Artigos originais