NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSAS

Autores

  • Nelyse Araujo Alencar UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO-RJ
  • Jani Cleria Bezerra Aragão
  • Márcia de Assunção Ferreira
  • Estélio Dantas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.8330

Palavras-chave:

atividade física, idoso, envelhecimento

Resumo

O processo de envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre declínio progressivo de todos os processos fisiológicos. O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de atividade física em idosas . A amostra foi constituída de 30 mulheres, com idade igual ou superior a 60 anos. Para determinar o nível de atividade física, utilizou-se a versão do Questionário Baecke Modificado para Idosos. O tratamento estatístico foi composto por análise descritiva e inferencial. Os dados foram analisados através SPSS, versão 13.0 for Windows. O nível de significância e erro estatístico considerado foi de 5% (p<0,05). Pela análise dos resultados pôde-se observar que a maioria das participantes foi classificada como sedentária. Os níveis de atividade física encontrados estão muito aquém do esperado. Recomendamos a implementação de um programa de atividade física regular supervisionada a fim de incrementar os níveis apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelyse Araujo Alencar, UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO-RJ

ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE COLETIVA, MESTRANDA EM CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE HUMAN PELA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO-RJ.

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Alencar, N. A., Bezerra Aragão, J. C., Ferreira, M. de A., & Dantas, E. (2010). NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSAS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 15(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.8330

Edição

Seção

Artigos originais