PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE UM GRUPO DE IDOSOS: REFLEXÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.78037Palavras-chave:
Enfermagem, Envelhecimento, Extensão Universitária, Intervenção.Resumo
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do sexto semestre do curso de Enfermagem. O cenário da experiência foi a Academia da Saúde do bairro Cohab III, Sobral/CE, onde acontecem os encontros do grupo “Longa Vida”, o qual é composto por uma média de 15 pessoas idosas, em sua maioria mulheres, e alguns cuidadores. Os encontros são semanais e conduzidos por um grupo de residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS). A equipe realizou três encontros com o grupo. Os dois primeiros foram destinados à observação da dinâmica grupal e o último à realização da intervenção. Os encontros foram problematizadores, permitindo a integração entre residentes, acadêmicas e grupo, refazendo, assim, modos de pensar e de agir e estabelecendo um espaço de construção do saber e trocas afetivas.
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