O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CUIDADO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Autores

  • Amanda Priscila da Fonseca Baptistini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Celeste José Zanon Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.75875

Palavras-chave:

Sistema de Informação, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Comunicação, Gestão da Informação, Profissional da Saúde

Resumo

Este estudo trata do sistema de informação (SI) como recurso que visa garantir a disponibilidade e a distribuição de informações imprescindíveis para orientar os profissionais na continuidade dos diferentes cuidados prestados por uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do interior de São Paulo. A partir de entrevistas realizadas foi possível analisar as percepções dos profissionais responsáveis pelo cuidado sobre o processo de comunicação vigente. Objetivou-se compreender como se estabelece o auxílio proveniente do SI mantido na instituição quanto a comunicação entre os serviços e identificar fatores que possam promover uma melhor qualidade do processo comunicacional entre os membros da equipe gestora do cuidado do ponto de vista da disponibilidade, acessibilidade e confiabilidade. Os resultados demonstraram que a ausência de um SI fundamentado em recursos tecnológicos não impediu que a gestão da ILPI sistematizasse as informações inerentes aos cuidados prestados como previsto na legislação. As conclusões indicam que o auxílio do sistema de informação se estabelece por processos de comunicação que perpassam a estrutura hierárquica vertical e horizontalmente. Tais processos procuram gerenciar e suportar as ações individuais e coletivas de trabalho da gestão do cuidado por meio de relatórios, diários de bordo, prontuários e recursos informais como lembretes e cadernetas. Os fatores identificados que podem fomentar melhorias no processo comunicacional são: padronização dos meios de comunicação, rotinização dos registros, avaliação periódica que subsidiem intervenções, conscientização dos riscos de um processo deficiente e a inteligibilidade das informações transmitidas de modo a coibir mal-entendidos que possam afetar a segurança dos residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Priscila da Fonseca Baptistini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Celeste José Zanon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor e mestre em Estratégia de Operações pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), especialização em Gestão da Produção e graduação em Engenharia Química pela UFSCar. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGero. 

Referências

BARBOSA, Débora Cristina Modesto; FORSTER, Aldaísa Cassanho. Sistemas de Informação em Saúde: a perspectiva e a avaliação dos profissionais envolvidos na Atenção Primária à Saúde de Ribeirão Preto, São Paulo. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 3, n. 18, p. 424-433, mar. 2010.

BESTETTI, Maria Luisa Trindade; CHIARELLI, Tássia Monique. Planejamento criativo em instituições de longa permanência para idosos: estudo de caso em foz do iguaçu – PR. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 36-51, jan.-jun. 2012.

BRANCO, Maria Alice Fernandes. Sistemas de informação em saúde no nível local. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.2, n. 12, p. 267-270, abr.-jun. 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Consulta Pública nº 41, de 18 de janeiro de 2004. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B7626-1-0%5D.PDF>. Acesso em: 01

out. 2015.

LIMA, João Paulo Cavalcante et al. Estudos de caso e sua aplicação: proposta de um esquema teórico para pesquisas no campo da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 14, p. 127-144, mai. 2012.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa - características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo. v. 1, n. 3. 1996.

PEREZ, Gilberto. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área da saúde. 2006. 227 f. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.

PETRI, Ana Claudia; BASTOS, Laudelino Cordeiro. Sistema Informatizado de Controle de Dados do Idoso Institucionalizado. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE, 2006, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: X CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE, 2006, p. 401-402.

PLETSCH, Estela. O fluxo de Informações como Apoio à Tomada de Decisão: o caso da Central de Atendimento da Telet SA. 2003. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2003.

RISSO, Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro. A comunicação da suspensão de cirurgias pediátricas: motivos e sentimentos envolvidos no processo. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina. UNESP. Botucatu, SP. Universidade Estadual de São Paulo, 2008.

SILVA, Maria Júlia Paes. A comunicação tem remédio – a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2006.

WHITE, Kerr. Information for health care: an epidemiological perspective. Inquiry – The Journal of Health Care Organization. Provising and Financing, n.17, p. 296-312. 1980.

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Baptistini, A. P. da F., & Zanon, C. J. (2019). O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CUIDADO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 24(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.75875

Edição

Seção

Artigos originais