REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS: ANÁLISE DAS IMAGENS PUBLICADAS NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Thiago Vinicius Monteleone Universidade São Judas Tadeu
  • Carla Witter Universidade São Judas Tadeu
  • Eliane Florencio Gama Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.48330

Palavras-chave:

Envelhecimento. Mídia. Gerontologia.

Resumo

O presente estudo propõe-se a verificar a representação dos idosos por meio da análise do conteúdo de imagens de idosos publicadas na revista Veja. Utilizaram-se dezessete publicações do ano de 2004 e quatro publicações do primeiro trimestre do ano de 2014, escolhidas de forma randomizada, as quais resultaram num total de 127 imagens de idosos. Com a análise, cinco conteúdos emergiram como principais categorias: Situações de Doenças, Situações Sociais e de Lazer, Situações de Trabalho, Situações Comuns à Pessoa Idosa e Situações de Cunho Publicitário. A partir desta categorização, notou-se que o idoso é representado como um ser pouco vulnerável às doenças, com situações de lazer e redes sociais deficitárias, como um ser produtivo e apto às atividades profissionais que pouco realiza atividades comuns à sua faixa etária, e sendo ainda pouco explorado pela agência publicitária. Com isso, pôde-se perceber que, na amostra analisada, o idoso é representado de forma diferenciada e idealizada, o que corrobora a estigmatização do envelhecimento, além de poder ocasionar algum sofrimento aos idosos de nossa sociedade, fruto da falta de correspondência com o real estado dessa população.

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Biografia do Autor

Thiago Vinicius Monteleone, Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Psicologia e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Carla Witter, Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Marcos; Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente e Coordenadora do curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Eliane Florencio Gama, Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Docente dos cursos de graduação em Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Farmácia e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2015-03-11

Como Citar

Monteleone, T. V., Witter, C., & Gama, E. F. (2015). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS: ANÁLISE DAS IMAGENS PUBLICADAS NO DISCURSO MIDIÁTICO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.48330

Edição

Seção

Artigos originais