DE SENIORES PARA SENIORES. PROALFA: UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM DINÂMICAS DE ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA

Autores

  • Sara Mónico Lopes
  • Catarina Mangas
  • Luísa Pimentel
  • Jenny Gil Sousa
  • Miguel Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.118137

Resumo

Num contexto de transformações demográficas, de incentivo à educação ao longo da vida, de necessidade de valorizar o papel dos seniores na sociedade e de promover a convivência entre gerações, foi criado o projeto ProAlfa, para utentes de uma estrutura residencial para pessoas idosas de Leiria – Portugal. O objetivo é potenciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, e promover a interação social. As oficinas decorrem uma vez por semana, no espaço da instituição, sendo dinamizadas, voluntariamente, por quatro estudantes seniores do Programa 60+ do Politécnico de Leiria. O presente artigo apresenta parte da investigação realizada no âmbito do ProAlfa, com os seguintes objetivos: conhecer os motivos que levam os seniores a participar no projeto, identificar as atividades que realizam e as que mais valorizam, além de conhecer as expetativas dos participantes sobre o mesmo. Em nível metodológico, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem mista, concretizado a partir de um inquérito por entrevista,de cariz estruturado, aplicado a dezesseis participantes no ProAlfa. Estes são maioritariamente mulheres, têm idades compreendidas entre os 58 e os 102 anos, e são pouco escolarizados. Os resultados evidenciam que a oportunidade para a realização de aprendizagens valiosas e para conviver são os motivos apontados para a participação no projeto. Realizam semanalmente atividades de leitura, escrita e pintura, sendo esta última a mais valorizada. Apresentam expectativas reduzidas quanto à sua participação no projeto, nomeadamente em relação à aquisição de competências de leitura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Lopes, S. M., Mangas, C., Pimentel, L., Sousa, J. G., & Mesquita, M. (2021). DE SENIORES PARA SENIORES. PROALFA: UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM DINÂMICAS DE ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.118137

Edição

Seção

Artigos originais