O PAPEL DO GERONTÓLOGO NAS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.116089Palavras-chave:
Universidade da Terceira Idade, Gerontólogo, Covid-19, Inclusão Digital, Educação ao Longa da Vida.Resumo
As Universidades da Terceira Idade (U3As) geralmente visam promover o envelhecimento saudável com atividades educacionais e sociais, mas desde 2020, o isolamento social da pandemia de Covid-19 tem exigido uma reorganização desses programas. Este artigo discute as possibilidades de intervenções e praxes em uma U3A para o enfrentamento das estratégias de mitigação da pandemia, na perspectiva de estagiários de Gerontologia que atuam em uma U3A, comparando os momentos antes e durante a pandemia. Para tanto, este relato de experiência descreve dois estudos de caso, sendo um relacionado ao estágio profissional anterior e outro durante a pandemia de Covid-19. Os dados foram coletados por meio de diagnóstico organizacional observacional e análise de documentos. Para a interpretação do material, foram realizadas análises documentais e de conteúdo, efetuando a comparação e discussão dos dados. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e seguiu todos os preceitos éticos. Os resultados demonstram que o cenário de atuação do gerontólogo é amplo, mas o letramento digital, as informações sobre políticas de inclusão digital, profissionais capacitados para trabalhar com esse público e o fortalecimento de vínculos tornaram-se mais urgentes na pandemia de Covid-19.Downloads
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Publicado
2022-09-07
Como Citar
BLANCO, A. L., Cesário, L. C., & Castro, P. C. (2022). O PAPEL DO GERONTÓLOGO NAS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 419–442. https://doi.org/10.22456/2316-2171.116089
Edição
Seção
Artigos originais