O PAPEL DO GERONTÓLOGO NAS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.116089

Palavras-chave:

Universidade da Terceira Idade, Gerontólogo, Covid-19, Inclusão Digital, Educação ao Longa da Vida.

Resumo

As Universidades da Terceira Idade (U3As) geralmente visam promover o envelhecimento saudável com atividades educacionais e sociais, mas desde 2020, o isolamento social da pandemia de Covid-19 tem exigido uma reorganização desses programas. Este artigo discute as possibilidades de intervenções e praxes em uma U3A para o enfrentamento das estratégias de mitigação da pandemia, na perspectiva de estagiários de Gerontologia que atuam em uma U3A, comparando os momentos antes e durante a pandemia. Para tanto, este relato de experiência descreve dois estudos de caso, sendo um relacionado ao estágio profissional anterior e outro durante a pandemia de Covid-19. Os dados foram coletados por meio de diagnóstico organizacional observacional e análise de documentos. Para a interpretação do material, foram realizadas análises documentais e de conteúdo, efetuando a comparação e discussão dos dados. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e seguiu todos os preceitos éticos. Os resultados demonstram que o cenário de atuação do gerontólogo é amplo, mas o letramento digital, as informações sobre políticas de inclusão digital, profissionais capacitados para trabalhar com esse público e o fortalecimento de vínculos tornaram-se mais urgentes na pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza BLANCO, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestranda em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia/FCM da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi Membro Fundadora, Diretora Científica e Presidente da Liga Acadêmica de Gerontologia da UFSCar. Integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Cuidado. Tem experiência na área de Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais e Estereótipos do Envelhecimento, Cultura Organizacional e Estratégias de Recursos Humanos em Gerontologia.

Larissa Cayla Cesário, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestranda em Engenharia de Produção pela UFSCar. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Serviços (GEPS) e do Grupo de Gestão em Envelhecimento (GEnv). Tem experiência na área de Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, vida cotidiana, velhice, gestão, cuidado e tecnologia.

Paula Costa Castro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

É Professora Associada do Departamento de Gerontologia e Orientadora nos Programas Pós Graduação em Gerontologia/UFSCar e Interunidades Bioengenharia/USP. Possui graduação (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Realizou período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal e pós doutoramento na University of Surrey (2016-2017). Membro fundadora e tesoureira da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, desenvolve pesquisa nas áreas de Gerontologia nos temas Gerontecnologia, Tecnologia assistiva, Qualidade de Vida e Universidades da Terceira Idade.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Como Citar

BLANCO, A. L., Cesário, L. C., & Castro, P. C. (2022). O PAPEL DO GERONTÓLOGO NAS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 419–442. https://doi.org/10.22456/2316-2171.116089

Edição

Seção

Artigos originais