VISÃO DOS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.106384

Palavras-chave:

Universidade Aberta a Terceira Idade, Ensino, Envelhecimento.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a visão dos docentes em um projeto de educação para adultos e idosos, oferecido no formato de Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), quanto ao processo ensino-aprendizagem de idosos. Trata-se de pesquisa qualitativa, na qual participaram de uma entrevista semiestruturada treze professores que ministraram aulas entre 2013 e 2016. O procedimento de análise de conteúdo permitiu conhecer a forma de ingresso, os aspectos didáticos empregados e a percepção dos docentes quanto aos alcances e às limitações da proposta. Os dados indicaram que a maioria dos docentes são provenientes da própria instituição de ensino, privilegiam aulas expositivas e dialogadas e centralidade na relação professor/aluno e menos na relação entre idosos. Conclui-se que há necessidade de preparação do docente para atuar com idosos e o conteúdo ministrado deve estar relacionado às necessidades e às motivações de aprendizagem dos alunos, a fim de favorecer o processo de aprendizagens cognitivas e emocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CLAUDIA NUNES DE SOUZA WANDERBROOCKE, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

PSICÓLOGA. FORMADA PELA UFPR. DOUTORADO PELA UFSC. DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIA E DO PROGRAMA  DE POS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ADRIANA CAMPANHOLI GANSKI, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

BRUNO DIAS DE CARVALHO, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ACADÊMICO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

GILBERTO SCAGLIONE, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ACADÊMICO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

NAIANE ESTEVO FLORES, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ACADÊMICO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Downloads

Publicado

2022-09-07

Como Citar

WANDERBROOCKE, A. C. N. D. S., GANSKI, A. C., CARVALHO, B. D. D., SCAGLIONE, G., & FLORES, N. E. (2022). VISÃO DOS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 399–418. https://doi.org/10.22456/2316-2171.106384

Edição

Seção

Artigos originais