ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA CUIDADORES DE IDOSOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.103156

Palavras-chave:

Avaliação da Tecnologia Biomédica, Aplicativos móveis, Cuidadores, Idoso

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar aplicativos móveis disponíveis nas plataformas Play Store e App Store para cuidadores de idosos no Brasil. Foram analisados aplicativos na língua portuguesa que atuam como instrumentos de auxílio no cuidado ao idoso e/ou que promova a relação comercial entre cuidador de idoso profissional e família. Como resultado da busca, foram encontrados 247 aplicativos que se encaixassem nos perímetros da pesquisa. Após critérios de exclusão, restaram 28 aplicativos que foram organizados em categorias, sendo que dezoito aplicativos apresentaram função de aproximar profissionais/serviços e familiares/idosos, sete para auxílio ao idoso, cuidador profissional ou familiar, três para monitoramento do idoso, quatro para registro de informações do idoso e cinco pertencem a mais de uma categoria. Conclui-se que há aplicativos disponíveis nas lojas virtuais com temas voltados para o cuidado do idoso e que promovem relacionamento entre os familiares e o idoso assistido. Todavia, evidenciou-se a necessidade de inclusão de novas funcionalidades e ajustes para melhoria da usabilidade dos aplicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocênio Marquios Epaminondas, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutorando em Gerontologia (Linha de Pesquisa: Tecnologia) pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Educação e em Redes de Computadores, Graduado em Administração de Empresas, Tecnólogo em Análise de Sistemas e Licenciado em Informática. Professor Efetivo do Instituto Federal de Brasília - IFB, Lider do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Inclusiva da Melhor Idade – NEInclu3Idade, responsável pelo projeto de Inclusão Digital para Terceira Idade do Campus Ceilândia e autor de livros na área de inclusão digital para terceira idade.



Ana Catarine Melo de Oliveira Carneiro, Universidade Católica de Brasília

 Doutoranda em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF, graduação em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2009) e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2010). Especialista em Enfermagem em Clínica Médica (2013) pelo Programa de Residência em Enfermagem do Distrito Federal. Especialista em Cuidados Paliativos pela Universidade Santa Cecília (2013). Atualmente é enfermeira do Hospital de Apoio de Brasília na área de Cuidados Paliativos pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. E preceptora do Programa de residência multiprofissional em Atenção ao Câncer.


Rodrigo Alexandre Félix, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF, graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (2000). Capacitação em Cirurgias Ortognáticas no GAAAC (2002). Habilitado em Implantodontia ABO-DF (2001). Especialista em Implantodontia pela FEPECS -UNB (2005). Habilitado em Odontologia Hospitalar pelo Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva (2014). Habilitado em Harmonização Facial pela OdontoPartnes SP (2015). Capacitação em odontologia Oncológica pelo Hospital Sírio Libanes SP (2019). Experiência em Laserterapia (desde 2014). Estágio em Cirurgias Oncolólicas no Hopital Dr Hélio Angotti da Associação de Combate ao Câncer do Brasil central com Dr. Eurípdes Marinho e de Cirurgias Plásticas com Dr. Marco Aurélio Marinho (1998 a 2000). Professor de Odontologia Hospitalar e Intensiva no curso CEMOI no Hospital Daher (desde 2014) Staff do serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Daher pelo CEMOI (desde 2014). Professor de Implantodontia prática pelo ARIA (2019).

Karla Helena Coelho Vilaça e Silva, Universidade Católica de Brasília

e doutorado (2006-2010, bolsista CNPq) em Investigação Biomédica no Departamento de Clínica Médica - Divisão de Geriatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FMRP/USP. Realizou mestrado (2004-2006, bolsista CAPES). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Franca, especialização em ortopedia e residência em Fisioterapia Aplicada à Geriatria pela Universidade de Franca (bolsista FUNADESP).  Foi professora substituta da disciplina teórica e do estágio supervisionado em Fisioterapia Geriátrica (40h) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora desde 2011 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) atuando como professora do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1. Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento. É professora também da graduação no curso de Fisioterapia com experiência na área de Fisioterapia com ênfase em saúde coletiva, saúde do idoso e saúde da mulher. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do idoso, gerontecnologia, longevidade, saúde da mulher, composição corporal, capacidade funcional, gerontologia e promoção de saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, membro da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento - REPRINTE e da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia ABRAFIGE

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Epaminondas, J. M., Carneiro, A. C. M. de O., Félix, R. A., & Vilaça e Silva, K. H. C. (2021). ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA CUIDADORES DE IDOSOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.103156

Edição

Seção

Artigos originais