Sobre a Revista

Foco e Escopo

"Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento” é uma publicação impressa e “online” de acesso livre (Open Acess Policy) e tem por missão a divulgação e a reflexão sobre a temática do envelhecimento em uma abordagem interdisciplinar.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

2.2 Apreciação pelo Conselho Editorial 2.2.1 Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de consultores ad hoc, a seu critério. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos; 2.2.2 A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos consultores ad hoc; 2.2.3 Pequenas modificações no texto poderão ser feitas pela Comissão Editorial ou pelo Conselho Editorial. Quando este julgar necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de um mês; 2.2.4 O autor principal de cada artigo receberá dois exemplares da revista.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

POLÍTICA EDITORIAL

Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento é um periódico quadrimestral publicado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Divulga: a) relatos de pesquisas, investigações baseadas em dados empíricos, utilizando metodologia científica; b) estudos teóricos, análises de construtos teóricos levando ao questionamento de referenciais teóricos existentes; c) revisões críticas de literatura relativas a aspectos da temática do envelhecimento; d) entrevistas com cientistas e profissionais da área; e) artigos de excelência escritos por pesquisadoras/es com reconhecimento internacional, a convite dos editores; f) resenhas.

Indexadores

LAPTOC - http://lanic.utexas.edu/project/art

LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx

INDEX-PSI PERIÓDICOS (BV´-PSI) - http://www.bvs-psi.org.br

SIBRADID - http://www.sibradid.eef.ufmg.br

LILACS-BIREME -

CLASE - http:www.dgbiblio.lunam.mx/clase.html

PORTAL DE PERIÓDICOS -CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.isp

Sponsors

Pró-Reitoria de Pesquisa - Programa de Editoração de Periódicos

Histórico do periódico

A revista iniciou em 1999 com uma periodicidade semestral e em 2013 passa a ter uma periodicidade quadrimestral.