Servitização Digital: Uma análise comparativa do serviço de carros por assinatura no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.123174

Resumo

Uma nova tendência global é a servitização, onde a compra de um bem é substituída pelo seu uso efetivo. Novos modelos de negócios de serviços estão sendo adotados pelas indústrias de manufatura, inclusive no setor automotivo. Neste trabalho buscou-se identificar oportunidades de melhoria nos serviços de carros por assinatura oferecidos no Brasil. Deste modo, o artigo tem como objetivo propor melhorias para as inovações realizadas pelas empresas que oferecem o serviço de carro por assinatura no Brasil. Também, é proposto um modelo de avaliação com base em indicadores quantitativos. Como metodologia, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura utilizando a base de dados Scopus. Os achados mostram que as oportunidades de melhoria estão relacionadas à: clareza de informações sobre a oferta e disponibilidade do serviço; ausência de informações sobre sustentabilidade ambiental e melhoria da experiência do usuário (motivação e estímulo).

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Biografia do Autor

Márcio Henrique Fronteli, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Prof. da Área de Gestão e Negócios do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina

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Publicado

2022-09-14