Reflexões sobre estilos de aprendizagem na formação em Engenharia de Produção

Autores

  • Morgana Pizzolato Universidade Federal de Santa Maria
  • Lynceo Falavigna Braghirolli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angela Weber Righi Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0001-5443-4574
  • Angélica Alebrant Mendes Universidade Federal do ABC
  • Leticia Taina Marczewski Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.125733

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Engenharia de Produção, Metodologias de ensino

Resumo

Os estilos de aprendizagem relacionam-se à maneira pela qual as pessoas interagem com as condições de aprendizagem, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais relacionados ao processamento de informações. Este estudo objetivou identificar os estilos de aprendizagem predominantes em estudantes de um curso de Engenharia de Produção na Região Sul do Brasil, utilizando o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb. Para tal, foi realizado um estudo de caso descritivo com uma amostra de 332 estudantes nos anos de 2012 a 2018. Verificou-se que mais de 80% dos estudantes ingressantes no curso tem o perfil assimilador ou convergente. Estudantes do sexo masculino tem, percentualmente, um perfil convergente, enquanto o sexo feminino tem perfil assimilador. Este estudo é fundamental em tempos de adaptação dos currículos de graduação em Engenharia e necessidade de reavaliação das metodologias de ensino provocada pelo ensino remoto imposto pela Pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

Angela Weber Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSM, atuante na área de Engenharia do Trabalho que abrange temas como Ergonomia e Fatores Humanos e Higiene e Segurança do Trabalho.

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Publicado

2022-12-23