As ferramentas de qualidade e o Business Intelligence (BI) aplicados à visualização de dados em sistemas informatizados: um estudo de caso

Autores

  • Wellington de Melo Cordeiro Júnior Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas
  • Luiza Bernardes Real Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas
  • Anna Marys Saraiva Ferreira Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas
  • Michael David de Souza Dutra Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.121906

Palavras-chave:

Business Intelligence (BI), Visualização de Dados, help desk.

Resumo

O presente estudo realizado como um estudo de caso, aplicado num setor de suporte operacional (help desk) de um escritório de advocacia, visando a aplicação de visualização de dados por meio de ferramentas de Business Intelligence para apoiar os processos decisórios e melhorar a eficiência operacional. Esse objetivo vai de encontro ao contexto atual do mercado de trabalho, extremamente competitivo e em que os altos volumes de dados devem ser tratados de forma eficaz para o fornecimento das melhores informações trazendo seguridade e celeridade na tomada de decisões estratégicas. Portanto, através das informações obtidas pelo compilado dos dados e utilização de outras técnicas, como o Diagrama de Causa e Efeito e o 5W1H, foi possível ampliar o conhecimento ambiental e definir estratégias de melhorias operacionais. Os resultados contribuíram para ratificar o objetivo do estudo, mostrando assim a importância que a boa gerência de dados tem sobre o planejamento estratégico organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-25