The reactivation of silent memories in the work of Patrícia Francisco
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.98281Palavras-chave:
Photography. Memory. Forgetfulness. Enslaved. IdentityResumo
Abstract
Revisiting the past of social and cultural processes has been one of the ways contemplated by certain contemporary artistic practices. And for this, research in archives has been fundamental to elaborate a critical-aesthetic reflection. The text addresses the poetry of artist Patrícia Francisco, who seeks to reactivate the silenced memories of the enslaved, through works materialized in photographs, video performances, objects and installations. Thinking about memory and forgetting are important vectors that can contribute to the awareness that atrocities will not happen again.
Resumo
Revisitar o passado de processos sociais e culturais tem sido um dos caminhos contemplados por determinadas práticas artísticas contemporâneas. E para tal, pesquisas em arquivos têm sido fundamental para elaborar uma reflexão crítico-estética. O texto aborda a poética da artista Patrícia Francisco que procura reativar as memórias silenciadas dos escravizados, por meio de obras materializadas em fotografias, em vídeo performances, objetos e instalações. Pensar sobre a memória e o esquecimento são vetores importantes que podem contribuir para conscientização de que atrocidades não voltarão a acontecer.
Downloads
Referências
ALPHEN, Ernest van. Escenificar el archivo, arte y fotografia en la era de los nuevos medios. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2014.
BAQUÉ, Dominique. La photographie plasticienne. Paris: Éditions du Régard, 1998.
CONDURU, Roberto. Arte Afro- Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
ELKINS, James. História da Arte e imagens que não são arte. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 18, n. 30, maio/2011.
FRANCISCO, Patrícia. Entrevista concedida à autora em 05 de julho de 2019.
FRANCISCO, Patrícia. O Mar e a escravidão. Projeto de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
GUASCH, Ana María. Arte y Archivo, 1920-2010, genealogias, tipologias y discontinuidades. Madrid, Ediciones Akal, 2011.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Imago,1991.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente, modernismos, artes visuais da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória, arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
ROUILLÉ, André. A fotografia, entre documento e a arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009.
TAGG, John. El peso de la representation. Barcelona: Gustavo Gilli, 2005.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.