Documentação e iconização do efêmero: arte contemporânea e intervenção urbana

Autores

  • Thiago Spíndola Motta Fernandes Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9008-5447

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.95329

Palavras-chave:

imagem, documentação, ícone, intervenção urbana, arte contemporânea

Resumo

O artigo discute o estatuto da documentação do efêmero na arte contemporânea, e em particular na intervenção urbana, considerando mais do que o caráter indicial da imagem documental, mas seu valor como ícone. Trabalhos artísticos efêmeros realizados na ausência de um público - devido a seu caráter clandestino ou à sua localização - têm sua visibilidade mediada pelas imagens técnicas, diluindo, portanto, as fronteiras entre obra e documentação. A imagem, operando como presença de uma ausência, atua no elo entre uma experiência perdida e o público, uma economia que culmina em ganhos e perdas.

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Biografia do Autor

Thiago Spíndola Motta Fernandes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Historiador da arte, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado pela mesma instituição.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-03

Como Citar

Fernandes, T. S. M. (2019). Documentação e iconização do efêmero: arte contemporânea e intervenção urbana. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(41). https://doi.org/10.22456/2179-8001.95329

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay