Encontros marcados

Autores

  • Glória Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80132

Palavras-chave:

Entrevista. Statements. Fotografia. Discurso crítico. História da arte.

Resumo

O texto busca discutir o papel da entrevista ao longo da história da arte, sobretudo a partir dos anos 1950. Procura evidenciar a particularidade da entrevista com artistas como fala na primeira pessoa, independente da avaliação crítica, e sua decisiva inscrição na própria crítica e história da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Ferreira

Doutora em História da Arte pela Sorbonne. Professora colaboradora EBA/UFRJ, é crítica de arte e curadora independente. Entre suas curadorias: Casa de Cultura Laura Alvim/ 2013 e 2014; Arte como Questão – Anos 70, 2007; Luciano Fabro, 1997; Hélio Oiticica e Lygia Clark, 1986. Organizou diversos livros, como Critica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, Funarte, 2006; Arte contemporáneo brasileño: documentos y críticas / Contemporary Brazilian Art: Documents and Critical Texts, Dado, 2009 ; e como co-organizadora as coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, Jorge Zahar Editor, 1997; Escritos de artistas 1960/1970, Jorge Zahar Editor, 2006 e Mário Pedrosa. Primary Documents, MoMA, 2015. Publicou Entrefalas, Zouk, 2011 e Glória Ferreira Fotografias de uma amadora, Nau Editora, 2016.

Referências

Alloway, .Lawrenve. Artists as writers, part One: Inside Informations. Artforum, março 1974.

Bickers, Patricia; Wilson, Andrew (orgs.) Talking Art. Interviews with artists since 1976. Manchester : Art Monthly / Riding house, 2007.

Blazwick, Iwona. Anatomy of the interwiew. In :Op.cit

Cabanne, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

Conversations avec Cézanne. Paris: Macula,1978.

Depoimento de Aluísio Carvão. In: catálogo Salão Preto e Branco. III Salão Nacional de Arte Moderna – 1954. Rio de Janeiro: Funarte, Intituto Nacional de Artes plásticas, !986.

Ferreira, Glória. “Fazer de um dois multiplica o rir”. In:. Revista Arte&Ensaios, Ano VI, n.6, 1999.

Ferreira, Glória. Entrefas. Porto Alegre: Editora Zouk, 2011

Fried, Michael. Aart and objecthood. Artforum, !967. Trad. bras. de Milton Machado In: Arte e objetidade. Revista Arte&Ensaios, ano IX, n. 9, 2002.

Goldwater, Robert; Treves, Marco (orgs.). Artists on Art from the XIV to the XX Cenbtury. Nova York, Pantheon Books, 1945.

Heinich, Nathalie. Du peintre à l’artiste. Artisans et académiciens à l’âge classique. Paris, Minuit, 1993

Kooning, Elaine De . So-and-so paints a Picture, Revista Art News, a partir do final dos anos 1950.

Krauss, Rosalind. La photographie comme texte: le cas Namuth / Pollock. In: Le photographique. Paris: Macula, 1990.

Lispector, Clarice. Entrevistas. Rio de janeiro: Rocco, 2007.

Lispector, Clarice. Última Entrevista concedia ao repórter Júlio Lerner, da Tv Cultura, em 1977. In : http://www.revistabula.com/503-a-ultima-entrevista-de-clarice-lispector.

Obrist, Hans Ulrich. Entrevista. (vários volumes). Rio de Janeiro: Cobogó Inhotim, 2009.

Trilogias, Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira. Rio de Janeiro : Pinakotheque /Linha, 2005.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Ferreira, G. (2017). Encontros marcados. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(37). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80132

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay