Estrutura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.77807

Palavras-chave:

Pintura. Estrutura. Representação. Espaço. Distensão.

Resumo

A estrutura da pintura Ocidental surgiu associada às premissas dos modelos de representação históricos. Com o surgimento do Cubismo a estrutura da pintura ganhou contornos espaço-temporais que progrediu para uma dimensão filosófica e fenomenal no período contemporâneo. O desenvolvimento da estrutura da pintura teve seu início a partir de referências geométricas, em que o plano, a profundidade, a perspectiva (isométrica e de ponto de fuga), dentre outros, regulavam a construção do espaço pictórico. De um modelo histórico fundado a partir de uma estrutura formal geométrico-matemática a pintura na atualidade depende irremediavelmente da conciliação entre a técnica e a poética, onde a sua estrutura é explicitada na fatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zalinda Elisa Carneiro Cartaxo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Artista visual, pertence ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - UNIRIO, autora dos livros 'Pintura em Distensão' e 'Pintura e Realidade. Realismo arquitetônico na pintura figurativa. Adriana Varejão e José Lourenço'.

Referências

ARGAN, G.C. Arte Moderna. Sâo Paulo: Companhia das Letras, 1994.

__________. Renacimiento y Barroco. I. de Gioto a Leonardo da Vinci. Ma-drid: Akal, 1987.

__________ . Renacimiento y Barroco. II. De Miguel Angel a Tiépolo. Madrid: Akal, 1987.

DIDI-HUBERMAN, G. La Peinture Incarnée. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

DUBOIS, P. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus, 1993.

FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982.

FRIED, M. Arte e Objetidade. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 9, 2002, p. 131-147.

KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_________ . Grids. October, New York v. 9, 1979, p. 50-63.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PANOFSKY, E. História da Teoria das Proporções Humanas como Reflexo na História dos Estilos. In: Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspecti-va, 1986, pp. 89-148.

VAUDAY, P. La Peintura et l’Image: y a-t-il peinture sans image? Éditions Pleins Veux, 2002.

WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-04

Como Citar

Cartaxo, Z. E. C. (2018). Estrutura. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.77807

Edição

Seção

DOSSIÊ: Pintura, representação e o quadro em questão