Práticas curatoriais em exposições de artistas mulheres no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.103625

Palavras-chave:

Curadoria. Artistas Mulheres. Curadorias Feministas. Histórias das Exposições

Resumo

Este artigo busca observar a prática curatorial por meio de uma perspectiva feminista em dois estudos de caso: “Mulheres na Coleção MAR” (Museu de Arte do Rio, 2018) e “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2018). Tais estudos enfocam a representatividade de gênero e a importância dos procedimentos curatoriais como releitura da história. Diálogos com textos de autoras como Amelia Jones, Ana Paula Cavalcanti Simioni e Claudia Calirman, entre outras, contextualizam as discussões.

Abstract
This article aims to observe the curatorial practice through a feminist pers-pective in two case studies: “Mulheres na Coleção MAR” (Museu de Arte do Rio, 2018) and “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2018). Such studies focus on the gender representati-veness and the importance of curatorial procedures as a rereading of history. Dialogues with texts by authors such as Amelia Jones, Ana Paula Cavalcanti Simioni and Claudia Calirman, among others, contextualize the discussions.

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Biografia do Autor

Ananda Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Ananda Carvalho é professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com apoio de Bolsa CNPq. Sua área de pesquisa concentra-se na arte contemporânea com ênfase em curadoria e processos de criação de exposições. É coordenadora do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (UFES) e da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-UFES).

Larissa Megre Wanderley Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Exposições Feministas: O processo curatorial como construção coletiva", realizada com apoio de bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Carvalho, A., & Cordeiro, L. M. W. (2020). Práticas curatoriais em exposições de artistas mulheres no Brasil. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.103625