A volatilidade da película em migrações pictóricas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.78681Palavras-chave:
Pintura. Fotografia. Sintaxes. Documentos.Resumo
Este artigo analisa as produções pictóricas do artista Ricardo Mello e as relações que estabelece com as fontes subsidiárias de imagens do cinema. A imagem impregnada dos vínculos entre sintaxes do regime de cores da tecnologia e modos operatórios relativos à pintura é uma questão processual importante na poiética do artista. Pode-se perguntar se a imagem técnica projetada pode outorgar a sua autoridade de paradigma temporal para a fatura pictórica.Downloads
Referências
MONDZAIN, Marie-José. “A imagem entre proveniência e destinação” in ALLOA, Emanuel (org). Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AUMONT, Jacques. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
AUMONT, Jacques. El rostro en el cine. Barcelona: Ediciones Paidós SAICF, 1992.
AUMONT, Jacques. AUMONT, Jacques. Matière d`Images. Paris: Éditions Images Modernes, 2005.
DURAND, Régis. Territoires Partagés: peinture et photographie aujord`hui. Vence: Skira, 2007.
FLORES, Laura González. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: editora Barcarrola, 2004.
MELLO, Ricardo Perufo. Entrevista à autora. Porto Alegre: em 07 de outubro de 2017.
MELLO, Ricardo. Rarefação e construção pictórica: Paradoxos imagéticos - (Mestiçagens Contidas na Temporalidade de uma Imagem Videográfica Rarefeita), V. 1 e V.2. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS, 2013.
ROUILLÉ, ANDRÉ. A Fotografia, entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
SALLES. Cecília. Gesto Inacabado, processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume, 2004.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.