Oscilações entre micro e macro-história na fotografia de André Penteado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.98253

Palavras-chave:

André Penteado. Fotografia. Livro fotográfico. Memória. Arte contemporânea.

Resumo

Este artigo aborda a reconstrução da memória através de dois livros fotográficos do artista paulistano André Penteado, respectivamente O Suicídio de meu pai (2007-2014) e Cabanagem (2015). Se no primeiro trabalho o artista propõe relações mais voltadas para o autobiográfico e o micronarrativo, no que concerne aos tabus sobre o suicídio e o sofrimento individual, no segundo, ele nos oferece uma discussão mais ampla sobre os elementos que ancoram os apagamentos históricos relacionados à violência e ao sofrimento coletivo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Brasil

Professor Permanente do Programa Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq “Deslocamentos da fotografia na arte”. Entre 2017 e 2018, realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Università di Bologna, como bolsista da CAPES. Entre outras publicações, é autor do livro A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.

Referências

BRASSAÏ. Paris la nuit. Paris: Flammarion, 2011.

COLEMAN, A.D., “El método dirigido”, in: RIBALTA, Jorge (ed.). Efecto real: debates pós-modernos sobre fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

FRIZOT, Michel.” “Fotografia”, um destino cultural”, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de. (orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

LEMAGNY, Jean-Claude. L´ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992.

PENTEADO, André. O suicídio de meu pai. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.

PENTEADO, André. Cabanagem. São Paulo: Editora Madalena/Editora Terceiro Nome, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2009.

SELIGMAN-SILVA. “Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros”, in: GERALDO, Sheila Cabo (org.) Fronteiras: arte, imagem e história. Rio de Janeiro: Banco do Azougue, 2014.

SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos, A. (2019). Oscilações entre micro e macro-história na fotografia de André Penteado. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(42). https://doi.org/10.22456/2179-8001.98253

Edição

Seção

DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte