Kandinsky, Malevich e Mondrian: concepção rítmica no surgimento da arte abstrata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.93461

Palavras-chave:

Ritmo visual. Arte abstrata. Arte moderna.

Resumo

Este artigo evidencia uma expressiva presença do ritmo na arte abstrata, partindo da análise de obras de três artistas pioneiros neste campo: Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich e Piet Mondrian. Estes artistas desenvolveram uma arte não-figurativa quase simultaneamente, cada um a seu modo, em diferentes partes da Europa. Neste momento, os elementos formais da tela passavam a ser o próprio objeto da pintura. No entanto, ainda que seus pensamentos apresentassem pontos de convergência em alguns momentos, seus conjuntos artísticos não poderiam ser mais díspares. Muito já se apontou sobre o que os une enquanto teóricos da abstração – o presente estudo mostra, no entanto, o que os une enquanto artistas: o ritmo visual, que aparece como um elemento quase intrínseco à pintura abstrata

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Visnadi, PPGAV/UNICAMP

Cursando Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa de Fundamentos Teóricos.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1986.

BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2011.

BOWLT, John (Ed.). Russian art of the avant-garde: Theory and criticism 1902-1935. New York: The Viking Press, 1976.

CARANDENTE, Giovanni. Calder: mobiles and stabiles. New York: New American Library, 1968.

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

COOPER, Harry. Mondrian: the transatlantic paintings. New Haven Cambridge: Harvard University Art Museums, 2001.

DRUTT, Matthew. Kazimir Malevich: Suprematism. New York: Guggenheim Museum, 2003.

DÜTCHING, Hajo. Paul Klee: Painting Music. Munich; Berlin; London; New York: Prestel, 2004.

FERREIRA, Glória (org.). Brasil: Figuração x Abstração no final dos anos 40. São Paulo: IAC, 2013.

HARRISON, Charles et al. Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MALEVICH, Kazimir. Essays on art. London: Dufour Editions, 1969.

MEYER, Esther da Costa e WASSERMAN, Fred (Ed.). Schoenberg, Kandinsky and the Blue Rider. Nova York: Jewish Museum and Scala Publishers, 2003.

MILNER, John. Mondrian. New York: Abbeville, 1992.

MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Visnadi, D. (2019). Kandinsky, Malevich e Mondrian: concepção rítmica no surgimento da arte abstrata. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.93461