Entre fotografia e pintura, nove possíveis gestos intertextuais (e uma coda)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.73712

Palavras-chave:

Fotografia. Fotografia e pintura. Cinema.

Resumo

O artigo apresenta nove gestos referentes às retroalimentações entre fotografia e pintura desde a arte moderna até a contemporaneidade artística: (1) a disjunção entre pintura e fotografia; (2) o deslizamento do gênero da fotografia usada como pintura; (3) o uso crítico da fotografia como comentário à pintura e crítica autorreflexiva; (4) a fotografia como meio que torna visível (reproduzível) a pintura; (5) a fotografia assumida como pintura ou a cópia fotográfica ligada à aura; (6) a fotografia e a pintura desapegadas do tempo; (7) a "mise en âbime" da reprodução intergenérica e o intercâmbio de estratégias de visibilidade; (8) a confluência da fotografia e da pintura como acesso ao cinema; e, finalmente, (9) a pintura e a fotografia como gêneros desgastados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura González Flores, Universidad Nacional Autónoma de México: Coyoacan, Distrito Federal

É pesquisadora no Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidad  Nacional Autónoma de México (UNAM). Desde 1986 dedica-se a reflexão sobre fotografía, à docência e a crítica e teoría da fotografía em instituições nos Estados Unidos, México e Espanha. É autora do libro Fotografia e Pintura: dois meios diferentes?

Referências

Belz, Carl, “Man Ray and New York Dada”, en Art Journal, vol. 23, no. 3, primavera de 1964, 207-213.

Cosgrove, Denis, “Prospect, Perspective, and the Evolution of the Landscape Idea” en Transactions of the Institute of British Geographers, vol. 10, no. 1, 1985, 45-62.

Derrida, Jacques & Craig Owens, “The Parergon”, October, vol. 9, verano de 1979, 20.

Fuller, John, “Atget and Man Ray in the Context of Surrealism”, en Art Journal, vol. 36, no. 2, invierno de 1976-77, 130-138.

Greenaway, Peter, Flying over Water/Volar damunt l´aigua, Barcelona, Fundación Miró, 1997, 10.

Greenberg, Clement, “Modernist Painting”, Art and Literature, spring 1965, pp. 193-201.

Levine, Sherrie, “First Statement”, [AfterWalkerEvans.com] en [AfterSherrieLevine.com], 27 de mayo de 2012.

Marcadé, Bernard. Marcel Duchamp, Buenos Aires, Ed. El Zorzal, 2008.

Monsivais, Carlos, "Los silencios y las voces del paisaje", en Manuel Álvarez Bravo, México, Conaculta, INBA, 2001, p. 14.

Viau, Guy. Entrevista a Marcel Duchamp (Radio-televisión de Canada, 17 de julio de 1960), en Tout-fait. The Marcel Duchamp Studies Online Journal, vol. 2, no. 4, enero 2002 [http://www.toutfait.com/issues/volume2/issue_4/interviews/md_guy/md_guy.html], 10 de julio de 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-09

Como Citar

González Flores, L. (2017). Entre fotografia e pintura, nove possíveis gestos intertextuais (e uma coda). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 21(35). https://doi.org/10.22456/2179-8001.73712

Edição

Seção

DOSSIÊ: Transbordamentos entre fotografia e arte

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.