De pinturas murais às tecnologias eletrônicas: a busca para a criação do espaço híbrido perfeito

Autores

  • Gisele Pinna Braga Universidade Positivo. Curitiba. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.62307

Palavras-chave:

Perspectiva. Representação. Percepção. Espaço híbrido.

Resumo

Há muito o homem utiliza elementos de suas obras de arquitetura edifícios – como paredes, pisos e tetos – para apresentar representações figurativas que mostram uma realidade diferente daquele espaço. Algumas delas, devido às suas características, parecem ter um espaço virtual (representado) espacialmente integrado ao real (físico). Definimos espaço híbrido como a composição de espaços reais e virtuais, como se fossem um único. Este artigo analisa as representações de vários períodos históricos para verificar como a relação entre os espaços real e virtual foi abordada. Ele analisa desde pinturas murais a tecnologias eletrônicas, mostrando que elementos foram gradativamente incorporadas nestas representações para alcançar melhores resultados ao propor o espaço híbrido. Também discute como as tecnologias de telecomunicações podem contribuir para viabilizar o velho sonho do espaço híbrido.

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Biografia do Autor

Gisele Pinna Braga, Universidade Positivo. Curitiba. Brasil

Gisele Pinna Braga Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), com mestrado em Comunicação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2001, e FAU-USP, 2006). Professor titular da Universidade Positivo, Curitiba.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Braga, G. P. (2016). De pinturas murais às tecnologias eletrônicas: a busca para a criação do espaço híbrido perfeito. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 20(34). https://doi.org/10.22456/2179-8001.62307

Edição

Seção

DOSSIÊ: Releituras